Bienal Nacional do Livro começa hoje em Maceió

Cerca de 50 mil pessoas são esperadas na II Bienal Nacional do Livro em Alagoas, que será aberta nesta noite, no Clube Fênix Alagoana.

Professores, estudantes, intelectuais, empresários e profissionais liberais participarão de sessões de autógrafos, oficinas literárias e ciclo de palestras programados até o dia 25.

A Bienal terá áreas cobertas para os 52 estandes, oficinas literárias e para o local onde as palestras serão ministradas. A estimativa dos organizadores é comercializar 100 mil títulos, totalizando as vendas num valor de R$ 900 mil.

Nesta segunda edição, o escritor alagoano e imortal Lêdo Ivo, será o patrono. Outros nomes importantes, como Antonio Torres, Fernando Morais, Sérgio Sá, Pedro Bandeira, Rossana Ramos, Amir Piedade, Raimundo Carrero, Marisa Lajolo, Moacyr Scliar, Anamaria da Costa Cruz, Lêda Maia e Guiomar Namo de Mello também participarão da programação com palestras.

Estão previstos ainda, oficinas literárias para capacitação dos professores de Alagoas e o lançamento de cerca de 30 títulos, sendo eles de autores nacionais, locais e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

O evento é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da Secretaria Executiva de Educação.

Inscrições

Os interessados em participar das oficinas literárias da II Bienal Nacional do Livro em Alagoas podem se inscrever pelo site www.edufal.ufal.br/bienal.

Para facilitar a aquisição dos livros, a Secretaria da Fazenda patrocinará a campanha “Bônus Livro”, em que 15 documentos fiscais darão um desconto de três reais por livro. Cada pessoa pode ter até seis reais de desconto.

As trocas dos documentos fiscais pelo vale bônus serão feitas no stand do Programa de Educação Fiscal durante a Bienal.

Seja Amigo do Livro

Durante a Bienal, a Secretaria Executiva de Educação promoverá a campanha “Seja Amigo do Livro”, em que o público será conscientizado da importância da leitura.

No estande do Projeto Livro e Texto Didático, haverá palestras, exposições, lançamentos e comercialização de livros de renomados autores nacionais e regionais. Técnicos contarão a história do livro por slides e realizarão a apresentação de um teatro de fantoche. Também será distribuído o CD “Conservação e Devolução do Livro Didático”, com músicas educativas sobre a campanha e gibis.

No dia 24, uma solenidade especial fará a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do 2º Concurso de Redação “Seja Amigo do Livro”, destinado aos alunos de 5ª e 8ª série do ensino fundamental da rede estadual. O tema deste ano foi “O livro, um bem que transforma o leitor e a sociedade”.

Livros em Braille

A Editora da Ufal lançará dois livros em Braille durante a Bienal. Os títulos foram escolhidos pela comunidade cega e são intitulados como “O ensino da redação: o aposto” da autora Renira Lisboa de Moura Lima e “Direitos Humanos: a eficácia e a efetivação dos direitos econômicos, sociais e culturais” da autoria de Narciso Fernandes Barbosa.

Os livros em Braille terão distribuição gratuita para os 98 municípios alagoanos com biblioteca, além de 13 comunitárias e a Central em Maceió. Os demais exemplares serão intercambiados com outras instituições que produzem trabalhos em Braille.

Desde o ano passado, a Edufal lança livros na linguagem utilizada pelos deficientes visuais e tem como parceiros a Secretaria Executiva de Educação (SEE) e o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP).

Com informações dos organizadores

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos