Ibama multa fazendeiros por desmatamento na floresta amazônica no Pará

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou e multou 20 fazendeiros da região de Cumaru do Norte, no Pará, pelo desmatamento de 8 mil hectares de floresta amazônica.

A informação é do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel. Segundo ele, a multa para os proprietários das áreas devastadas pode chegar a R$ 5 mil por hectare desmatado.

"Além disso, somos fiéis depositários e podemos destinar os equipamentos e bens usados na atividade ilegal até que sejam definitivamente alienados. Isso dificulta a ação da atividade ilegal, porque recuperar esse equipamento tornou-se muito mais difícil", afirmou Flávio Montiel.

O coordenador de Fiscalização do Ibama, Arty Fleck, informou que mais sete fazendas poderão ser autuadas. "Ou seja, isso vai representar muito mais que esses oito mil hectares", disse ele. De acordo com Fleck, a devastação não representa aumento nos índices recentes de desmatamento divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente. "Esse desmatamento já estava computado no último levantamento feito pelo ministério, em agosto. Não houve aumento na destruição", afirmou.

Em 26 de agosto, as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, divulgaram um estudo segundo o qual houve redução de mais de 50% no desmatamento da Floresta Amazônica, que passou de 18.724 quilômetros quadrados, entre agosto de 2003 e julho de 2004, para 9.106 quilômetros quadrados, de agosto de 2004 a julho deste ano.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos