Alunos de escola pública descobrem vantagens de permanecer na escola

A Junior Achievement Alagoas chegou a mais uma escola pública de Maceió. Agora, foi a vez da Escola Estadual Maria José Loureiro, no CEPA, onde foi iniciado na última quarta-feira, o projeto As Vantagens de Permanecer na Escola, voltado para alunos das 6a, 7a e 8a séries do ensino fundamental.

Durante uma manhã inteira, funcionários da Telemar trocaram o ambiente de trabalho pelas atividades e jogos educativos em sala de aula, que visam despertar o interesse dos alunos para os estudos, ajudando a combater a evasão escolar, além de prepará-los para o mercado de trabalho, desenvolvendo o empreendedorismo.

Cerca de 200 alunos participaram do treinamento que é apresentado em escolas públicas por orientadores voluntários com experiência e treinados pela Junior Achievement. O analista de Recursos Humanos da Telemar, Luiz de Jesus, disse que é gratificante possibilitar um futuro melhor, mostrando aos alunos meios para se alcançar a realização profissional e pessoal.

Atuando em Alagoas desde maio de 2005, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo.

Em Alagoas há apenas alguns meses, atua com Introdução ao mundo dos negócios para alunos da 5ª série, Mini empresa para alunos do 2º ano do ensino médio e As vantagens de permanecer na escola, para alunos da 7ª série, já beneficiando cerca de 600 alunos desde maio deste ano. "O sucesso deve-se ao espírito empreendedor das pessoas que estão à frente de empresas que aceitaram o desafio de abrir o caminho da Junior Achievement em nosso estado", afirma Solange Chimatti Syllos, presidente da instituição.

Uma das empresas que apóiam a Júnior Achievement é a Telemar. "Desenvolvemos ações de responsabilidade social nos 16 estados onde atuamos", explicou Lavínia Guimarães, gerente de Relação Institucional da Telemar. Ela acrescenta que a vontade de se tornar voluntário partiu dos próprios funcionários da empresa.. "Fizemos uma pesquisa interna onde se comprovou este desejo", conclui.

Maria das Graças Ferreira, diretora da escola, acredita na importância do projeto desenvolvido pela Junior Achievement, pois "desperta nos alunos o interesse e a vontade de continuar estudando, é uma aula diferente, onde os voluntários são exemplos de vida, além de quebrar a rotina da sala de aula. Os meninos e meninas se mostram curiosos com a dinâmica daquele momento" disse. Quando interrogado sobre quais eram as vantagens de permanecer na escola, o aluno da 6a série, Jadson Pedro Lima, de 14 anos, respondeu prontamente: "Todas, pois só assim eu vou conseguir um bom trabalho para ajudar minha família".

Formatura e Palestra

Na próxima segunda-feira, dia 24, estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Maceió, capacitados pelos voluntários da Junior Achievement, participam da cerimônia de conclusão do curso Mini-Empresa, às 19h na sede do Sebrae. É a primeira turma de microempresas formada pela Junior Achievement, denominadas Chocoart e Scholl Bijou. O evento terá palestra do empresário Antônio Rodrigues Bandeira, sobre o tema “Empreendedorismo Empresarial desde a escola”. A vice-prefeita Lourdinha Lyra será a paraninfa da turma. Mais informações pelo telefone 9983-0911.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos