Exportação em Alagoas é beneficiada por ações de capacitação

A balança comercial de Alagoas está em um bom momento, registrou no período de janeiro a setembro deste ano um aumento superior a 43% na exportação, em relação ao mesmo período de 2004.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Alberto Cabús, aponta que a inserção dos micros e pequenos empresários no comércio exterior é um dos motivos destes bons resultados.

É que nos últimos três anos a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS) vem investindo em ações para o desenvolvimento da participação dos micros e pequenos empresários no comércio internacional.

Estes resultados são comemorados pela diretoria de Desenvolvimento e Promoção da SEICS, que executa e organiza seminários e cursos de capacitação para o desenvolvimento do segmento no Estado.

O diretor Edmundo Accioly destaca a realização do Curso de Agentes de Comércio Exterior, que inicia amanhã (26), a partir das 9h até às 18h, e vai até o dia 4 de novembro, no auditório da Faculdade de Alagoas (FAL). Haverá um intervalo na programação do curso, na próxima sexta-feira (28), para a realização da 8ª Caravana do Exportador, no município de Maragogi.

Neste curso de capacitação dos agentes, a SEICS conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que trará três analistas de comércio exterior para ensinar o passo-a-passo de como executar uma negociação e comercialização fora do país.

Os agentes são funcionários das entidades relacionadas no processo de exportação em Alagoas, como a Receita Federal, Sebrae, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Correios e a Vigilância Sanitária do estado e do município. Esta ação tem o objetivo de capacitar os agentes para oferecer melhor serviço no atendimento aos empreendedores interessados em inserir seus produtos ou serviços na rota do comércio exterior.

Além dos representantes das instituições relacionadas à exportação, também participarão os acadêmicos do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Alagoas (FAL), que irão exercer a função de agentes no programa Primeira Exportação, uma iniciativa da SEICS juntamente com o MDIC.

Estes estudantes vão trabalhar diretamente com o micro e pequenos empresários, orientando como adequar sua empresa e produto, se necessário, e indicando como realizar o primeiro negócio. São 16 alunos, sendo que cada um irá assessorar uma empresa.

Nesta primeira fase estão sendo selecionadas 16 empresas dos municípios de Coruripe, Arapiraca, Viçosa e Maragogi. Todas estas cidades receberam a visita da Caravana do Exportador, com exceção de Maragogi que será realizada agora nesta sexta-feira (28).

Fonte: SEICS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos