Estudantes universitários protestam no gabinete da reitora

Neste momento, um grupo de estudantes universitários ocupa o gabinete da reitora Ana Dayse Dórea, na Universidade Federal de Alagoas. A manifestação é contra a Reforma Universitária e reivindica melhorias na Ufal.

Segundo o estudante Pablo Fernandes, que faz parte do Diretório Central dos Estudantes, o grupo é formado por cerca de 25 pessoas, que trouxeram roupas, comidas, colchões e malas, para fazer a ocupação por tempo indeterminado.

Na pauta do movimento, está a suspensão e anulação das atividades acadêmicas durante a greve, a substituição do vice-reitor, Eurico Lobo, da Pró-Reitora de Assistência Estudantil, a ampliação e reforma do Restaurante e Residência Universitária, o término da utilização de bens universitários por grupos privados, melhorias na estrutura física da instituição e a construção de sedes para centros e diretórios acadêmicos.

“Vamos ficar por tempo indeterminado, até uma conversa com a reitora, que ainda não chegou”, afirmou Pablo Fernandes.

De acordo com a secretaria do gabinete, houve tentativas de informar a reitora sobre o protesto, mas ela não foi encontrada.

Greve dos professores

Está marcado para esta tarde, uma reunião entre o Ministério da Educação (MEC) e o sindicato dos professores das universidades federais (Andes), que tentará um acordo para terminar a greve das instituições.

Para o ministério, será possível chegar a um acordo com base na proposta enviada aos docentes na última sexta-feira. Já a Andes divulgou que a negociação não será tão fácil porque o governo avançou pouco em relação aos pedidos da categoria.

Os docentes pedem o reajuste de 18%, e o ministério está propondo um aumento médio de 10%, com base nos R$ 500 milhões oferecidos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Atualmente, greve atinge 37 das 56 instituições federais de ensino. Em Alagoas, a greve começou no dia 27 de setembro e prejudica cerca de dois mil estudantes.

Ontem, foi realizada uma assembléia dos professores que avaliou o movimento. De acordo com o presidente da Associação de Docentes da Ufal, a expectativa é de que o Governo se sensibilize com a categoria, para oferecer uma proposta que finalize a greve.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos