"Junto a" quer dizer "ao lado de"

“O sucesso foi comprovado por uma pesquisa junto aos seus participantes, que já demonstraram interesse em prestigiar o MaxiMídia do próximo ano”, afirmou o coordenador de Marketing do Sistema Pajuçara, Fabrício Said.

O texto reproduzido acima foi extraído de notícia relativa ao evento Maximídia, realizado há uma semana. Do ponto de vista gramatical, o que provoca o comentário de hoje é o emprego da expressão “junto a”, que significa “ao lado de”.
Se “junto a” é o mesmo que “ao lado de”, uma “pesquisa junto aos seus participantes” é “uma pesquisa ao lado de seus participantes”!
Naturalmente, a intenção de quem formulou a frase foi dizer que o sucesso do evento pôde ser aferido pela pesquisa realizada entre os seus participantes.

Esse uso inadequado da locução “junto a” é bastante comum. Há até quem peça “empréstimo junto ao banco”. Ora, quem faz isso pode estar pedindo empréstimo ao açougue ou à quitanda… O ideal, caso tenha mesmo de pedir um empréstimo, é fazê-lo ao banco…
Numa frase como “A mãe estava sempre junto aos filhos”, não há erro, pois foi preservado o significado da locução “junto a”.

Observe na reformulação do texto selecionado o acréscimo da forma verbal “realizada”. Na linguagem oral, existe certa tendência à omissão de termos, mas é importante que, pelo menos no registro escrito da linguagem, seja perseguido o máximo de precisão na formulação das idéias.
Veja, abaixo, o texto reestruturado:

“O sucesso foi comprovado por uma pesquisa realizada entre os seus participantes, que já demonstraram interesse em prestigiar o MaxiMídia do próximo ano”, afirmou o coordenador de Marketing do Sistema Pajuçara, Fabrício Said.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos