Educadores participam de formação continuada do MEC

Educadores de 1ª a 4ª série da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam, até dezembro deste ano, do curso de formação continuada do programa de Gestão da Aprendizagem Escolar I (Gestar I). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), as aulas acontecem desde segunda, dia 31, no Centro de Formação Ontoniel Pimentel, no bairro do Poço.

O curso tem duração de 120 horas e é desenvolvido por professores do ensino fundamental do município, selecionados e capacitados pelo MEC. Foram escolhidas as 37 escolas que compõem o planejamento estratégico da Semed. As aulas da formação são compostas por três módulos, onde são abordados diversos temas, como teoria e prática, apoio e aprendizagem.

Foram selecionados dois educadores de cada escola para participar do Gestar I, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os participantes serão multiplicadores do conhecimento, pois em 2006 desenvolverão trabalhos envolvendo todos os professores das escolas participantes.

A abertura do curso aconteceu no dia 26 de outubro, às 14h, com a participação do secretário Municipal de Educação, Regis Cavalcante, a equipe da Semed e do coordenador estadual do Fundo de Fortalecimento da Escola do MEC (Fundescola), Antonio Severo.

O programa é responsável por ações relacionadas a padrões mínimos de funcionamento da escola, processo de desenvolvimento da escola, planejamento e provisão de vagas e gestão e desenvolvimento dos sistemas educacionais.

A formação consiste em momentos com oficinas, estudo dos módulos (teórico e prático) e levantamento de dados de cada escola participante, com a finalidade de adequar o programa para cada situação. Essa adequação é necessária para a articulação da formação, de acordo com o projeto pedagógico da escola, que é uma das propostas do Gestar. As aulas acontecem de segunda a sábado nos três turnos, sendo pelas manhãs somente com aulas de matemática.

No próximo ano, o programa tem continuidade com duas etapas. A presencial é feita através de oficinas e reuniões de estudos. Durante as oficinas, serão discutidos os avanços observados na aprendizagem dos alunos mediante a proposta de desenvolvimento do Gestar. A outra etapa é a de estudo à distância, desenvolvida através de módulos enviados às escolas.

Fortalecimento

Além do Gestar, o MEC também apresentou no dia 26, o Programa de Fortalecimento do Trabalho da Equipe Escolar, voltado aos diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal. O programa consiste num curso de formação de 120 horas, e posteriormente terá mais 67 horas de educação à distância, desenvolvido na escola.

As aulas começam no dia 8 de novembro e terminam dia 22 de dezembro, também no Centro de Formação Otoniel Pimentel. São abordados temas envolvendo o trabalho pedagógico e administrativo na escola, desde a gestão dos recursos ao processo de aprendizagem nas aulas. Também serão discutidos os novos rumos da avaliação – sobre como uma boa avaliação pode modificar o processo de aprendizagem e melhorar os índices de desempenho da escola.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos