SMS realiza seminário sobre doenças de alta morbidade

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos departamentos de Atenção à Saúde (DAS) e Defesa à Saúde (DDS) promove, nos dias 7 e 8 de novembro, a partir das 8h30, no auditório da Escola Técnica de Saúde (Esate), localizada no Centro Médico do Shopping Iguatemi, o I Seminário Municipal sobre Doenças e Agravos Não-transmissíveis – alcoolismo,tabagismo,câncer,diabetes,hipertensão,sedentarismo.

O evento é direcionado a médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Básicas e da Família do município, e aos profissionais de setores e instituições ligadas à assistência e prevenção dessas doenças.

O objetivo do seminário é implantar o programa de Vigilância das Doenças e Agravos Não-transmissíveis – DANT-, sensibilizar os profissionais quanto à importância da prevenção e controle da “DANT”, identificar e articular parcerias intra e interinstitucionais com vistas à redução da morbimortalidade por Dant e implantar o Programa de Controle do Tabagismo.

DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS

Segundo a Coordenadora de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis da SMS, Nilce Maria Tavares, as DANT têm se constituído num problema de Saúde Pública, por sua elevada morbimortalidade, por suas repercussões à qualidade de vida e por seu impacto na economia global.

Em Maceió, cerca de 65% dos óbitos ocorridos na faixa etária produtiva de 30 a 60 anos, são ocasionados pelas DANT. As internações são de alto custo, implicando em aposentadorias precoces, além de causar mortes prematuras. Os diversos setores trabalhavam as Doenças Não-transmissíveis, de forma isolada, sem a integração necessária para um bom desenvolvimento das ações.

O I Seminário Municipal sobre Doenças e Agravos Não-transmissíveis será o passo inicial para a integração das áreas, causando uma interação entre os setores, provocando mudanças no modo de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar as ações de saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos