Estudantes alagoanos participam do Enade

Cerca de 3.141 alunos alagoanos participam, hoje do Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005. Desse total, 1.643 são ingressantes e 1.498 concluintes de cursos de graduação de 20 áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (dividida em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Os portões foram abertos às 12h, horário de Brasília e as provas começaram impreterivelmente às 13h.

Criado para substituir o antigo Provão, o Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2005 avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, através de amostragem e análise de uma mesma área a cada três anos. Essa é a segunda edição do exame que pretende observar o desempenho de cerca de 344 mil alunos do ensino superior, de todo o Brasil.

A expectativa é que até 2006 sejam avaliadas 53 áreas do conhecimento, superando a marca do Provão que avaliou 26 áreas, em oito anos de realização do exame. Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) o Enade é melhor que o Provão por que é mais barato e consegue avaliar mais. Além de ser amostral, o que permite a partir de uma parte do universo de estudantes, ter uma amostra do todo.

Ainda segundo a assessoria, o Exame faz parte da formação do aluno, é um componente curricular, que pode comprometer a diplomação do aluno, que deixa de fazer a prova.

O formato das provas é igual para quem acabou de entrar na universidade e para quem já está concluindo. Os estudantes responderão a 40 questões objetivas e discursivas, sendo dez comuns a todas as 20 áreas e 30 específicas.

O gabarito das questões objetivas já está disponível no site do Inep (www.inep.gov.br ), mas o resultado das provas discursivas deverá ser liberado em 15 dias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos