Clínica faz exames gratuitos para prevenir doenças renais

Elaine RodriguesExames previnem população alagoana de doenças renais

Exames previnem população alagoana de doenças renais

Na Semana Brasileira de Nefrologia, o Centro de Nefrologia de Maceió, Cenefrom, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia realizam a primeira campanha de prevenção às doenças renais. Quem for ao shopping Iguatemi ou à praça Deodoro poderá fazer uma rápida consulta, para saber se corre riscos de contrair alguma doença renal.

Os estandes foram montados nessa segunda-feira e ficarão até sexta-feira, para atender a população. De acordo com a nutricionista Analice Sampaio, é feito a verificação da pressão arterial, já que se for elevada, pode causar insuficiência nos rins. Se a pessoa ainda tiver um parente com diabetes ou doenças renais, ela ganha exames gratuitos de sumário de urina e creatinina sérica, que poderão confirmar ou não alguma doença ligada aos rins.

“Fatores como a hereditariedade, inchaço, pressão alta, dores ao urinar, palidez, anemia, fadiga, vômitos ou náuseas são preocupantes porque podem ser sinais de doenças nos rins”, explicou Analice Sampaio.

Doenças renais

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns já se referem à doença como a “nova epidemia do século XXI”.

O aspecto mais preocupante desse tipo de doença é que o indivíduo pode não apresentar sinais ou sintomas que o alertem para o problema e só vir a descobrir a doença numa fase muito avançada, em que as alterações são irreversíveis. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia estima que um milhão de pessoas tenham problemas renais, mas 70% não sabem disso.

Outros dados é que as doenças renais matam pelo menos 15 mil pessoas por ano no Brasil e os gastos com esses doentes são de R$ 1,4 bilhão ao ano, 10% de toda a verba destinada a hospitais, clínicas, médicos e remédios.

Essas constatações são motivo de cuidados, sobretudo no que se refere aos indivíduos que fazem parte de grupos de risco para o desenvolvimento de doenças dos rins, entre eles, hipertensos, diabéticos e parentes de portadores de algumas doenças dos rins.

Lei Mais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos