Simon e Cristovam sugerem audiência pública para discutir surto de febre aftosa

O surto de febre aftosa ocorrido no Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com o Paraguai, deverá ser tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Requerimento nesse sentido, apresentado pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), consta da pauta da próxima reunião da comissão, marcada para as 9h30 de amanhã.

Os dois senadores sugerem que sejam convidados para debater o tema representantes da embaixada do Paraguai, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do governo do Mato Grosso do Sul. Eles argumentam que o episódio deve ser discutido pela CRE por afetar o país nas duas áreas que são de responsabilidade da comissão: relações exteriores e segurança nacional.

"O surto de febre aftosa que atingiu a pecuária do Mato Grosso do Sul, na região fronteiriça com o país irmão, o Paraguai, e estendendo-se já a alguns municípios do Paraná, vem causando grandes preocupações e prejuízos ao nosso país, afetando enormemente nossas exportações, com graves prejuízos para a economia nacional", sustentam Simon e Cristovam na justificação do requerimento.

Outro item da pauta da reunião da CRE é a mensagem presidencial de indicação do ministro de primeira classe Almir Franco de Sá Barbuda para o cargo de embaixador do Brasil na Bélgica e, cumulativamente, junto ao Grã-Ducado de Luxemburgo. A comissão apreciará ainda requerimento do senador Aelton Freitas (PL-MG) de voto de aplauso ao general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-comandante da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Ribeiro exerce atualmente o cargo de chefe de gabinete do Comandante do Exército.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos