Produtos alagoanos se mostram competitivos e dão os primeiros passos para entrar no mercado nacional

O Extra, hipermercado da família brasileira, inaugurou sua primeira loja em Maceió colocando nas prateleiras 300 itens alimentícios e não alimentícios de 35 fornecedores locais. Mas a grande surpresa, segundo os executivos da rede, foi a alta qualidade apresentada pelos produtos alagoanos.

Segundo o gerente geral do Extra Maceió, Adelson dos Santos, para serem vendidos na rede todos os produtos passam por um processo de análise e os alagoanos obtiveram 100% de aprovação. “Analisamos a região, a forma, o cuidado e comprovamos a qualidade. Nenhum dos 300 produtos foi rejeitado” afirma Adelson dos Santos. O resultado é que ítens já conhecidos pelos consumidores locais como Água Sanitária Tróia, iogurtes e queijos Batalha e Pajuçara, sucos Pindorama, flocos de milho Coringa e biscoitos Maragogi têm dividido espaço com outras marcas nacionalmente reconhecidas.

Veterana no Grupo Pão de Açúcar, há três anos, a Cooperativa Pindorama comercializa seus produtos não só na rede Extra, como nas outras lojas do Grupo. Sucos, leite de coco e coco ralado, açúcar, doces, vinagre e toda a linha de higiene e limpeza fabricados pela Cooperativa estão disponíveis aos consumidores em todo o Brasil.

De acordo com o presidente da Cooperativa, Klécio dos Santos, um fornecedor só se mantém no mercado se cumprir determinadas exigências como a manutenção da qualidade dos produtos, competitividade nos preços e pontualidade nas entregas. “Estamos provando que Alagoas está preparada para entrar na rede nacional e não só com os produtos da Pindorama, mas todos os outros que agora são vendidos no Extra. Isso contribui para o desenvolvimento do Estado, pois será necessária maior mão de obra e mais capital estará circulando”, afirma Klécio dos Santos.

O comprador do Extra, Jair Moura, é o responsável pela negociação de produtos da região nordeste. Ele observou alguns fatores que fizeram com que os fabricantes alagoanos se destacassem. “Os iogurtes, por exemplo, não deixam a desejar em nada para grandes marcas como Parmalat e Vigor. Todos os itens são bastante competitivos, apresentando custos baixos e as embalagens são bem cuidadas, chamam a atenção do consumidor”, declara.

Jair Moura explica também que a primeira marca, aquela que é referência na cabeça do consumidor, está deixando de ser a estrela dos supermercados. “Há uma tendência mundial de consumo das segundas e terceiras marcas, que hoje já representam 15% de faturamento nas lojas’, observa.

Para o gerente de marketing do Grupo Coringa, Sérgio Murilo, a constatação na qualidade dos produtos, não foi surpresa devido ao trabalho que a empresa vem desenvolvendo. “Nossos produtos não diferem de nenhum produzido pelas maiores indústrias do país. Estamos entre as 4 maiores do Brasil em venda de flocos de milho; nossa produção de café só tem 3 anos e alcança 800 toneladas por mês. O processamento é um dos mais modernos, automatizado e sem nenhum contato manual”, afirma Sérgio Murilo.

Atualmente, a Coringa está com 5 de seus 20 produtos no Extra Maceió e Aracaju. Além dos flocos de milho e de arroz, estão também o café, colorífico e o mugunzá, que ainda começará a ser vendido. Segundo o gerente, a rede Extra é muito criteriosa com os produtos que comercializam, mas esse fator contribui para o aumento da qualidade. “As exigências fazem com que os fabricantes sejam mais zelosos com a sua produção. Mas nós estamos orgulhosos, quem está de fora não tem idéia da capacidade produtiva do Estado de Alagoas”, conclui.

A qualidade é, sem dúvida, um passo importante para que os produtos alagoanos possam ser vendidos em todo o Brasil, mas Jair Moura lembra que a comercialização dos produtos em toda a região nordeste e posteriormente em todo o país, dependerão da capacidade de produção dos fornecedores, da boa aceitação na região e de custos cada vez mais competitivos.

Fonte: Assessoria

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