HIV atinge mais cinco milhões de pessoas em 2005

Brasília – Em todo o mundo, o número de pessoas que vivem com o vírus HIV passou de 37,5 milhões, em 2003, para 40,3 milhões este ano. Cerca de 5 milhões contraíram o vírus só em 2005. É o que aponta a edição do relatório mundial sobre aids elaborado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mais de 3 milhões de pessoas morreram de doenças relacionadas à aids em 2005, sendo que cerca de 570 mil eram crianças. O documento foi divulgado simultaneamente hoje em 19 cidades do mundo.

Segundo o relatório, os países da Europa Oriental e da Ásia Central apresentaram os maiores índices de crescimento da doença. Em relação a 2003, houve um aumento de 25% no número de casos, que hoje somam 1,6 milhão. O número de mortes de pessoas infectadas quase duplicou nesse período, com 62 mil registros este ano.

A África subsaariana continua a ser a região mais afetada em termos globais, com 64% de novas infecções (mais de 3 milhões de pessoas). A falta de informação é apontada como um dos agravantes para a epidemia. Em 24 países subsaarianos, como Costa do Marfim, Quênia e Nigéria, pelos menos dois terços das jovens entre 15 e 24 anos precisam de melhor acesso a informações sobre as formas de transmissão do HIV.

"Vemos um grande aumento do que chamamos de feminização, ou seja, há cada vez mais mulheres com HIV/aids, porque homens adultos estão abusando de crianças e adolescentes. Isso é parte de toda uma temática que precisa ter uma mudança de atitude", afirmou o diretor do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) na América Latina e Caribe, Nils Kastberg.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos