Caixa deve divulgar fotos de crianças desaparecidas nas agências e casas lotéricas

A Caixa Econômica Federal deve divulgar, a partir de dezembro, em todas as suas agências e nas casas lotéricas panfletos e folders com fotos e informações de crianças e adolescentes desaparecidos no país. A campanha Com sua ajuda essa saudade pode ter fim, visa a estimular as pessoas a repassar informações sobre crianças desaparecidas.

A iniciativa será lançada no última dia do 1º Encontro da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap), que começa hoje em Brasília e vai até o próximo sábado.

"A gente acredita que até o próximo mês os panfletos já podem estar nas nossas agências", afirmou a consultora técnica da vice-presidência de Transferência de Benefícios da Caixa, Eliane de Paula.

Segundo ela, neste ano serão feitos os cartazes com as fotos e em fevereiro de 2006 a mesma campanha será veiculada nos bilhetes da Loteria Federal. A partir de março, uma vez por mês, aos sábados, os bilhetes lotéricos virão com as fotos dos desaparecidos. "A idéia é ajudar nesse processo de divulgação, já que em nossas agências e nas lotéricas circulam muitas pessoas" disse Eliane de Paula.

Estimativas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República revelam que atualmente no Brasil cerca de 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano. Em São Paulo, são registradas 25% dessas ocorrências. Para reverter esse quadro, governo e sociedade civil trabalharão juntos nos três dias do 1º Encontro da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Redesap).

De acordo com o subsecretário de Promoção de Direito da Criança e do Adolescente, Amarildo Baesso, a Redesap é responsável por gerenciar as ações do governo para localizar os desaparecidos e coordena o cadastro nacional das crianças e adolescentes desaparecidos. Integram a rede representantes de todos os estados brasileiros, principalmente de delegacias especializadas em direitos da criança e organizações da sociedade civil.

"Temos trabalhado para equipar as organizações que fazem parte da rede, com computadores, scanners e máquinas fotográficas digitais", afirmou Baesso. De acordo com o subsecretário, nos últimos três anos foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões. "Esperamos investir até o final do ano mais R$ 360 mil".

Baesso considera o evento uma oportunidade para as organizações que integram a rede trocar experiências. "Estamos constituindo essa rede na prática, e nunca tivemos a oportunidade de fazer um encontro nesse molde, envolvendo todos seus representantes. Então esse primeiro encontro tem a finalidade juntar todos esses representantes do Brasil para discutir diretrizes para o futuro da rede", destacou subsecretário.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos