Senhor Miyagie, de Karatê Kid, morreu hoje

Sexta-feira, 25 de novembro de 2005

LOS ANGELES – O ator Pat Morita, que foi nomeado ao Oscar por interpretar o sábio personagem Sr. Miyagie em “Karatê Kid”, morreu ontem, aos 73 anos.

Morita morreu em sua casa, em Las Vegas, de causa natural, declarou sua esposa Evelyn, com quem era casado há 12 anos. Ela disse que seu marido, que apareceu para a fama com um papel em "Dias Felizes", "dedicou toda sua vida à atuação e comédia."

Em 1984, ele apareceu no papel que definiria sua careira, semeando inúmeras imitações de aficionados. Como Kesuke Miyagi, o mentor de "Daniel-san", ele ensinou karatê enquanto tentava pegar moscas com palitos usados para comer e dava conselhos para guiar Daniel, através de suas tarefas diárias, melhorar suas habilidades.

Ele perdeu o Oscar de melhor ator coadjuvante de 1984, para o Haing S. Ngor, de "Os campos mortais". O filme "Karatê Kid" teve três seqüências, na última delas, de 1994, Morita atuou junto com a jovem Hilary Swank.

Morita também produziu fora das séries de "Karatê Kid", aparecendo em "Lua de mel em Las Vegas", "Spy Hard" e "O centro do mundo". Ele também dublou um personagem para o filme da Disney, "Mulan", em 1998.

Nascido na Califórnia em 28 de junho de 1932, filho de imigrantes, Morita gastou a maior parte de sua infância em um hospital com tuberculose. Ele só se recuperou ao ser mandado a um campo de internação de japoneses-americanos no Arizona, durante a Segunda Guerra Mundial.

"Um dia eu era inválido," ele lembrou em uma entrevista para The Associated Press. "No outro eu era inimigo público número 1, sendo escoltado a um campo de internação por agentes do FBI."

Depois da Guerra, a família de Morita tentou se recuperar financeiramente com um restaurante

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos