Funcred promove Curso de Culinária à base de Inhame

O Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com as prefeituras de Paulo Jacinto, Quebrangulo e Cajueiro, municípios situados na região do Vale do Paraíba, promove a partir de amanhã, o Curso de Culinária à Base do Inhame.

O objetivo é capacitar e qualificar merendeiras e empreendedores de pequenos negócios no ramo de padaria, para que possam incluir produtos à base do inhame na atividade econômica, aproveitando a potencialidade desses municípios para a cultura do tubérculo, visando o aumento da renda e a profissionalização da gastronomia alagoana.

No caso das merendeiras, a finalidade é capacitá-las para que possam introduzir no cardápio da merenda escolar a grande variedade de receitas que podem ser preparadas à base do inhame, como forma de enriquecer em nutrientes e melhorar a diversidade da merenda servida nas escolas do município. O curso terá como instrutoras Liduina Maria Calheiros, agrônoma da Secretaria Executiva de Agricultura, organizadora de um livro de receitas à base de inhame, e Márcia Feitosa de Araújo Cavalcante.

Segundo informou a secretária gestora do Funcred, um estudo a respeito dos nutrientes do inhame descobriu que o produto é saudável e rico em vitaminas, além de favorecer a utilização do mesmo em uma grande variedade de receitas culinárias, a exemplo de pão, pizza, lazanha, bolos e outros pratos. “Nossa intenção com essa nova descoberta gastronômica é desencadear um processo de incentivo a empreendedores de pequenos negócios e a inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho”, afirmou. Amanhã e terça-feira, o curso acontece em Paulo Jacinto; nos dias 5 e 6 de dezembro, em Quebrangulo; e dias 17 e 18 de janeiro, em Cajueiro.

Alimentação Alternativa

Também em parceria com as prefeituras de Paulo Jacinto e Quebrangulo, o Funcred promoverá o Curso de Alimentação Alternativa, para merendeiras e outras pessoas da comunidade que vivem em situação de risco social, com objetivo de orientar os participantes a aproveitar melhor os alimentos, evitar desperdícios e contribuir para o desenvolvimento de uma atividade econômica capaz de promover a geração de trabalho e renda.

O curso terá como instrutoras a nutricionista Silvia Maria de Lima e a técnica Guiomar Borges, beneficiando 50 pessoas, sendo 25 em cada município. As primeiras aulas acontecerão neste sábado (26) e domingo (27), na Escola Municipal Souza Barbosa, em Paulo Jacinto. Nos dias 01 e 02 de dezembro, será a vez de Quebrangulo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos