Planejamento Energético do Nordeste será discutido nesta quarta-feira

Dentro das ações do Programa de Biodiesel, o governo de Alagoas, por meio de sua Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Seplan), o Ministério da Integração Nacional e a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) realizam na próxima quarta-feira, a partir das 8h, no auditório da Seplan, a Oficina de Trabalho de Balanço Energético.

A iniciativa integra uma ação desenvolvida pela Adene, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com participação dos estados nordestinos, para a capacitação de equipes na elaboração de uma base de dados, através de Balanços Energéticos Estaduais, condição necessária para viabilizar o Planejamento Energético Regional.

O evento está dividido em três painéis de apresentação. O primeiro trata dos “Aspectos Fundamentais do Planejamento Energético”. Em seguida a discussão é em torno dos “Procedimentos de Elaboração de Balanço Energético”. O terceiro painel aborda “O Plano de Agroenergia”. Também serão apresentados relatos de experiências em elaboração de Balanços e Planejamento Energéticos e, para finalizar, “As Perspectivas para Elaboração dos Balanços Energéticos Estaduais” será tema de debate.

De acordo com o secretário Márcio Pinto, esta oficina representa o início de um trabalho que servirá para desenvolver as potencialidades energéticas da região, como, por exemplo, a obtenção do biodiesel através da mamona e de outras sementes oleaginosas. “Esse é o pontapé para mobilizar os estados, mostrando a importância do Planejamento Energético e o quanto ele pode contribuir para o desenvolvimento do Nordeste”, acrescentou.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos