Curso aperfeiçoa agentes de saúde em Satuba

Foi aberta agora há pouco, em Satuba, a aula inaugural que dá início aos trabalhos do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde. O curso será ministrado na Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, que fornecerá os profissionais para a reciclagem dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Satuba. A previsão dos organizadores é, inicialmente, que o curso dure seis meses, com perspectiva de outros seis meses.

Participam do curso cerca de 31 agentes pertencentes a todas as equipes do Programa de Saúde da Família. Em Satuba, são seis equipes que compõem a rede de assistência familiar nas comunidades carentes. “Como recentemente o Programa de Saúde da Família foi ampliado no município, o curso veio para aprimorar ainda mais os agentes e prepará-los para as situações rotineiras”, destaca o secretário de Saúde, José Otávio dos Santos.

O curso também visa preparar os profissionais para novos procedimentos na área de saúde pública. Além de qualificar os agentes para serem críticos, e refletirem sobre a situação social da comunidade em que ele atua.

Um dos objetivos do curso é de elucidar os agentes em sua nova atuação. Antigamente, os ACS faziam apenas parte do Programa de Saúde da Família. Não tinham uma situação empregatícia definida. Hoje, eles são categorizados e legalizados como profissão.

Fonte: Sec. Comunicação Satuba

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos