Reunião discute ações sobre temática racial e prevê calendário para 2006

Hoje, às 15h, o secretário-adjunto de Educação, Roberto Jorge Vasconcelos; a secretária especializada de Defesa e Proteção das Minorias, Patrícia Mourão; o coordenador de Educação, Neilton Nunes e a coordenadora do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da Secretaria Executiva de Educação, Arísia Barros, se reúnem com coordenadores regionais de educação com a finalidade de avaliar as atividades relativas à diversidade étnico-racial nas escolas públicas estaduais e elaborar o cronograma curricular de 2006.

Na pauta está a discussão em torno da aplicação da Lei nº 10.639/03, que prevê o estudo da história da África e sua afro-descendência no currículo escolar, a elaboração de uma programação que garanta a maior aplicabilidade da lei, além de debater com os coordenadores as diretrizes curriculares nacionais para a educação sobre as relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira.

Durante o encontro também será feita uma explanação sobre a parceria entre o núcleo e a Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias, para a consolidação das ações afirmativas de respeito à diversidade étnico-racial nas escolas públicas.

Uma das metas a serem alcançadas para o ano de 2006 é a capacitação de coordenadores, educadores e a realização de seminários regionais. Segundo a coordenação do núcleo, o apoio dos coordenadores será fundamental para reforçar a aplicação da lei nas escolas e garantir o engajamento dos professores no processo.

Pioneirismo

Alagoas é pioneiro nas atividades étnico-raciais. Foi o primeiro Estado a criar um núcleo temático na estrutura de uma secretaria de Educação; no Brasil foi o primeiro Estado a implementar a Lei Federal 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003 no Plano Estadual de Educação; foi o primeiro Estado do Nordeste a implantar o Fórum Étnico-Racial e o 2ª do Brasil; e o primeiro a criar um prêmio para contemplar as entidades parceiras que ajudam a consolidar as ações em torno da implantação de políticas públicas para a diversidade racial nas escolas.

Devido a esse trabalho, Alagoas teve suas ações elogiadas pelo Ministério da Educação. Agora, o objetivo é ampliar as atividades e levar a discussão a todas as escolas do Estado e proporcionar aos educadores de regiões mais afastadas o acesso à discussão étnico-racial.

Homenagem

O Núcleo Temático Identidade Negra na Escola criou, este ano, o Troféu Parceria Perfeita, com o objetivo de homenagear personalidades e entidades que ajudaram a difundir ações de respeito à diversidade e a implementar a discussão étnico-racial nas escolas estaduais. A entrega será feita hoje, às 17h, na Escola Estadual Geraldo Melo, durante o I Concurso Pérola Negra.

A homenagem este ano será feita ao secretário-adjunto de Educação, Roberto Jorge, à secretária especializada de Defesa e Proteção das Minorias, Patrícia Mourão; à gerente do Projeto Bolsa-Escola Cidadã, Taciana Veloso; representantes do Programa Escola Viva, Colégio Inei e Sinteal.

Após a solenidade, será realizado o Concurso Pérola Negra, que irá escolher o casal negro mais bonito da escola, seguido de apresentações artísticas. Segundo a diretora da Escola, Marli Tavares, esse evento encerra o calendário de atividades em comemoração ao mês da consciência negra. “Preparamos uma bela forma de encerrar nossas ações, após uma série de debates e seminários, decidimos proporcionar aos alunos um momento de descontração, mas nunca esquecendo o foco principal, a questão étnico-racial”, explica.

Após o concurso, os alunos apresentarão performances teatrais, números de dança e declamação de poemas relativos à temática racial. O evento é aberto à comunidade e acontece até às 20h.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos