Reunião discute conclusão do Censo Escolar

Os 15 titulares das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da Secretaria Executiva de Educação (SEE) se reuniram hoje com o coordenador de Educação da SEE, Neilton Nunes, a gerente da Comissão de Documentação e Informação (CDI/SEE), Elineuza Crescêncio, e técnicos da Fundação Apolônio Salles. O encontro teve como finalidade orientar os coordenadores quanto à conclusão do processo de preenchimento e entrega dos formulários do Censo Escolar na rede estadual de ensino.

O MEC encerra o cadastramento no dia 27 de janeiro, mas o Estado deve concluir o processo até o dia 10. É a partir dos números do Censo Escolar que são definidas as verbas para a educação no Estado, como o Fundef, merenda e transporte escolar.

Segundo Elineuza, cada unidade de ensino deve preencher os formulários que informam sobre a escola, os alunos e os professores. Todo o material é repassado às CREs, que devem conferi-lo antes de enviar à CDI. "Firmamos um contrato com a Fundação Apolônio Salles no sentido de dar mais agilidade ao processo, uma vez que temos cerca de 338 mil formulários para digitar até o dia 10 de janeiro", conta a gerente. Os técnicos estão trabalhando nos três turnos para concluir o material.

Dúvidas

A reunião também tratou de esclarecer as dúvidas dos coordenadores, e chamar a atenção para os principais erros cometidos no preenchimento dos formulários nas escolas. "Precisamos evitar esses erros para adiantar a digitação e concluir no prazo determinado", observou Elineuza, destacando que há um empenho das Coordenadorias em agilizar e acompanhar o Censo. "Do dia 10 ao dia 27 estaremos somente resolvendo pendências", informou. Entre os principais erros, está o de enviar formulários de alunos desistentes ou transferidos.

De acordo com Neilton Nunes, os coordenadores também terão a missão de ligar para os secretários municipais e prefeitos das cidades localizadas na sua região, para verificar o andamento do Censo e chamar a atenção para os prazos. "Como unidade executora, a SEE deve estar coordenando o processo no Estado. Caso haja algum problema no envio dessas informações, quem perde é o Estado como um todo", enfatizou.

Cerca de 30% de todo o material já foi digitado. A meta é que cada CRE envie semanalmente quatro mil formulários, e já no dia 15 se encerre a coleta do material. "Temos que aproveitar que as escolas ainda estão em aula para, caso haja algum problema, possamos resolver junto ao aluno ou professor", lembrou Neilton.

Combate à evasão

Uma novidade que deve incentivar as escolas a concluir o seu material é a doação de um computador com acesso à Internet às unidades de ensino com mais de 200 alunos que se cadastrarem. Os equipamentos serão doados pelo Ministério da Educação (MEC), através de um Termo de Adesão ao Projeto Presença, assinado pelo secretário executivo de Educação, José Marcio Lessa e secretários municipais.

Elineuza explica que o projeto tem como meta a redução da evasão nas escolas. "O computador servirá para o controle da freqüência do aluno, bem como permitir que a escola faça o censo em tempo real", conta a gerente.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos