Novidades invadem o mundo das tatoos em Maceió

De todas as cores, tamanhos e possibilidades de ser feita em qualquer parte do corpo. As tatuagens se modificaram – ganharam vida – deixaram de ser apenas acessórios. E se você também mudou ou se arrependeu, não tem problema, escolha outro desenho e mude a tatuagem, a criatividade e o espaço do corpo são os limites para esta técnica.

Considerada uma arte milenar, a história da tatuagem é antiga, mas o mundo das tatoos está em crescimento e apresenta novos materiais, mais adequados, ao mercado. Se antes, a técnica era vista com preconceito por falta de higiene, hoje a discriminação é pela tatuagem mal feita.

“Nem todo mundo sabe, mas existe um padrão internacional de higiene exigido pelos profissionais que fazem tatuagens e piercings. Atualmente, a discriminação é pela tatuagem mal feita, aí refazemos ou colocamos outro desenho no local”, explica o tatuador Luk, da Body Fantasy, que fica no Centro Médico do shopping Iguatemi.

Com mais de 15 anos de experiência adquirida em Santa Catarina e em vários cursos de especialização, o tatuador diz que é preciso respeito e materiais adequados, para ter um bom resultado na pele, que é a maior tela para a tatuagem. “Tenho meus dois braços tatuados com passagens bíblicas de Efésios e a parte do Apocalipse 19, 11-21. Nas costas, tenho a imagem de Cristo com movimentos e que passa a mensagem da ressurreição”, diz, mostrando que o prazer de ter a tatuagem é passar uma mensagem aos outros.

Para a estudante de administração, Manuella Cavalcante, 26, as tatuagens também mostram uma forma de atitude perante a sociedade. “Meus pais acham que tatuagem é coisa de quem não quer nada com a vida. Só existe um caso na família de tatuagem, um primo que realmente nunca quis nada com a vida, daí eles associaram. Mas tatuagem não muda a mente de ninguém. Não mudei nada depois que fiz a tatuagem, apenas tomei uma atitude, que já fazia parte dos meus pensamentos”, explica.

Com o desenho de uma menininha nas costas, na altura da cintura, a estudante tem bastante orgulho da tatoo feita em março deste ano e ainda espera fazer outras. “Onde eu ainda não sei, mas quero tatuar o nome do meu filho, Gabriel”, conta.

Para que não haja riscos de sair arrependido pela tatoo, uma loja especializada e com bons materiais é essencial. “Na Body Fantasy, o material é todo importado, a tinta Intenze vem da Austrália, com mais brilho e colorido, por isso, está em primeiro lugar de uso na Europa, América do Norte e no Brasil. E a esterilização das agulhas é feita em ‘alto clave’, que usa o vapor para matar as bactérias e impedir o contágio de hepatite B e de outras doenças”, revelam Luk e o proprietário da loja, o italiano Carlo.

Por semana, o tatuador faz três a sete desenhos, com horário marcado. Pelos anos que trabalha na profissão, Luk afirma que a procura é maior pelas mulheres, mas a peculiaridade dos homens é apostar nos desenhos maiores. “Cada pessoa tem um estilo próprio de tatuagem e quando a pessoa se arrepende e sente vergonha do desenho, pode restaurar ou transformar a antiga tatuagem em uma nova”.

A técnica chama-se “cover up”, uma novidade que possibilita colocar outro desenho por cima da primeira tatuagem, sem deixar marcas ou qualquer indício da primeira tatoo. “É preciso experiência e materiais adequados, para encaixar o novo desenho no antigo”, diz Luk, que fez cerca de 25 “covers up” em apenas dois meses, em Maceió.

O “cover up” também permite a troca de tatuagens, à medida que seu significado fique desgastado ou ultrapassado. “Minha primeira tatuagem foi uma gaivota, que já virou uma águia, hoje é um dragão e ainda se transformará no desenho do universo”, conta Luk.

Dicas

A tatuagem pode ter vários estilos, como o sombreado, colorido, oriental, tribal, cômico, realista ou até retratista. Na escolha pelo estilo e pelo desenho, é necessário lembrar que o sol é o maior inimigo da tatuagem, já que pode diminuir o brilho e o colorido do desenho. “Para quem tem a pele morena, negra ou se for uma área que pegue sol, a melhor opção é o sombreado, já que usa as cores básicas – preto, branco e cinza”, alerta Luk.

Outras dicas do tatuador são procurar por uma loja e um profissional preparado com materiais adequados, com higiene, para que não haja risco do contágio de doenças, como a Hepatite B; escolher bem o motivo do desenho; e sempre lembrar que a tatuagem deve ser proporcional ao local do corpo escolhido, já que cada local exige um desenho com tamanho adequado. “O importante é que a pessoa encontre seu estilo, os gostos são os mais variados possíveis”, conclui Luk.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos