Combustíveis colaboram com queda da inflação em novembro, avalia economista do IBGE

O preço de transporte foi o que mais ajudou na inflação menor de novembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês passado, o índice ficou em 0,55%, contra 0,75% em outubro. O índice, que serve de parâmetro para o sistema de metas de inflação do governo federal, foi divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A economista Eulina Nunes, responsável pela apuração do IPCA, acredita que o resultado de outubro "veio carregado de aumento de despesa com transporte, principalmente em função do reajuste da gasolina.".

A economista do IBGE afirmou que "o resultado de novembro define bastante o resultado do ano". Se for considerado o período dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2004 e novembro deste ano, a inflação acumulada está em 6,22%.

"As indicações evidentes e concretas são de que o ano tende a convergir para uma taxa na casa dos 5%", dentro da meta estabelecida pelo governo, segundo Eulina. Na avaliação da economista, a taxa do IPCA deverá ficar inferior a 6% e também menor que o resultado do IPCA de 2004, que foi de 7,70%.

A economista também destacou o peso dos alimentos na queda da inflação. "É claro que o câmbio tem uma relação muito grande com os preços no Brasil", analisou a economista.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos