Ritmo de queda da taxa básica de juros vai depender da inflação, diz Palocci

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou hoje (13) que o ritmo da queda da taxa básica de juros (Selic) irá depender do comportamento da inflação. Ele acrescentou que será necessário ter "paciência" com a diminuição da Selic, uma vez que o processo deve ser "consistente e com controle da inflação". Segundo Palocci, "porque se é verdade, e é verdade, que o controle da inflação tem custos para o país, a inflação tem custos maiores".

Após encontro com diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ministro considerou ainda que os novos ajustes da taxa Selic deverão ser baseados exclusivamente em dados técnicos. Palocci descartou uma influência "eleitoral" no processo de diminuição dos juros. "As decisões das políticas econômicas não são decisões eleitorais. Isso já aconteceu, infelizmente, algumas vezes. E o país, depois do processo eleitoral, pagou preços altíssimos", afirmou.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou hoje à tarde a última reunião do ano para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e estudar possível redução da taxa básica de juros. A decisão será anunciada amanhã (14). A expectativa dos analistas de mercado é de redução da taxa de juros, hoje de 18,5% ao ano, para 18%, de acordo com o boletim Focus, divulgado ontem (12) pelo Banco Central.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos