Avaliação da qualidade do ar chega a Santa Luzia do Norte

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a equipe médica do pneumologista Artur Neto realizam, sexta-feira, 16, em Santa Luzia do Norte, mas uma etapa da avaliação de hiperatividade brônquica em comunidades alagoanas que possuem indústrias.

Segundo Sandra Menezes, presidente do IMA, o instituto irá continuar o trabalho desenvolvido com a equipe de pneumologistas para saber a dimensão exata de como a fuligem das indústrias prejudica a população. “Vamos continuar o trabalho, pretendemos obter dados que comprovem até que ponto a fuligem das indústrias prejudica as pessoas [que moram nas redondezas] com doenças no aparelho respiratório”, destacou Sandra Menezes.

O pneumologista Artur Neto utiliza um espirômetro, que tem capacidade de realizar 300 exames por dia. “Escolhemos a princípio três municípios no litoral sul: um que tem indústria que utiliza filtragem da fuligem [Jequiá da Praia], outro que tem filtragem [São Miguel dos Campos] e outra cidade que não tem indústria [Feliz Deserto]”, ressaltou Artur Neto, afirmando, ainda, que a intenção é continuar os testes por todo o Estado, inclusive em pessoas que moram próximas ao Lixão.

Além de Santa Luzia do Norte, estão na programação a cidade de Feliz Deserto para terça-feira, 20, e o bairro Pontal da Barra, em Maceió, para o dia 23 deste mês. Já foram realizados os exames nas cidades de São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia. As pessoas que estão sendo submetidas à avaliação, primeiro respondem um questionário para saber o tempo em que residem no lugar, entre outras informações.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos