Professores são capacitados para atuar em acampamentos

A Secretaria Executiva de Educação promove de de hoje à quinta-feira, das 8 às 17horas, no auditório do Cepa, o II Seminário para Formação de Professores. O evento é voltado para educadores que irão trabalhar com o Projeto Experiência Pedagógica – Escola Itinerante. O seminário será realizado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Quatro coordenadores, dois professores de cada acampamento beneficiado pelo programa, mais um representante das escolas-base participam do evento. Durante quatro dias eles receberão orientações de como trabalhar as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em sala de aula.

O projeto Escola Itinerante em acampamentos atende a uma reivindicação antiga dos movimentos sociais, que necessitam de experiência pedagógica para garantir uma educação de qualidade e que corresponda às necessidades e à realidade das crianças acampadas.

Escola

Quatro acampamentos serão beneficiados: Mucumba, em Murici, coordenado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT); Siridó, em Murici (Movimento Terra e Liberdade – MTL); Onça, em Novo Lino (Movimento de Libertação dos Sem-Terra – MLST), e o acampamento Dandara, em Arapiraca, coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

A Escola Itinerante garantirá inicialmente às crianças, adolescentes, jovens e adultos o acesso e a permanência no ensino fundamental, na modalidade regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dois professores ficarão responsáveis pelas aulas. Cerca de 50 crianças serão atendidas por acampamento.

Funcionamento

Cada acampamento será monitorado por uma escola estadual da região, a Escola Base, e pelo coordenador da Escola Itinerante. Bimestralmente serão enviados relatórios sobre os trabalhos desenvolvidos à Coordenadoria Regional de Educação e à comissão do Projeto de Educação Rural da Secretaria Executiva de Educação.

O monitoramento das ações também ficará a cargo da comunidade escolar, que realizará reuniões e assembléias em conjunto com a coordenação pedagógica do movimento e da escola-base. A previsão é que as aulas tenham início em fevereiro.

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