Apala: “Um Natal de guerreiros em busca de aproveitar a vida”

Luis VilarLuis Vilar

“Simplesmente pela beleza de amar, estar juntos e despertar a esperança de enfrentar adversidades e vencer os obstáculos”. Este era um dos versos de uma das músicas que animaram as comemorações natalinas, na sede da Associação de Pais e Amigos de Leucêmicos de Alagoas (Apala).

Conforme a presidente da associação, Rosa Fernandes, o que está exposto na canção é o que rege o espírito das crianças que compraram uma luta diária para vencer o câncer. “É claro que numa guerra destas há baixas, mas nos reunimos aqui hoje para comemorar a vitória da esperança. Crianças que venceram a batalha contra a doença e hoje são lições de vidas. Eles são os verdadeiros guerreiros. Nós apenas damos o apoio, nesta estrada”. Atualmente a Apala atende a cerca de 300 crianças.

Para Fernandes, o Natal chega trazendo motivos de sobras para comemorar. Mesmo diante das dificuldades de manter a Apala por meio de doações voluntárias, “nunca faltou nada”. “Nossa estrada sempre foi embasada no amor, na paz e por isto lutamos por um bem maior que tudo: a vida. Uma dádiva que para muitos passa despercebida, mas que para esta garotada é sinônimo de luta. Algo que, como eles mostram, nós temos que agarrar com unhas e dentes”.

Com estas palavras, Rosa Fernandes destaca a importância da Apala como uma agente social que integra e reabilita pessoas que “estão doentes, mas não são doentes”. “Esta festa nos incentiva a no próximo ano comemorarmos muitas vitórias, pois estamos detectando este problema nas crianças, cada vez mais cedo e – por tanto – tendo maiores possibilidades de curas”.

A Festa

No dia de hoje, os garotos e garotas vibraram com as atrações preparadas para o Natal. A festa foi aberta com uma peça teatral encenada pelas próprias crianças da Apala, que mostraram – no palco – um jeito novo de contar a tão velha e conhecida história do nascimento de Cristo, razão pela qual se comemora o 25 de dezembro.

Durante todo o dia a Apala vai estar proporcionando atividades recreativas para as crianças. Logo mais será a vez do cantor mirim Fagner Melo subir ao palco. Depois mais uma peça de teatro dos garotos da Apala: O pobre e o rico. A manhã se encerra com as apresentações do Coral Crianças da Apala, o Pastoril do Lar São Domingos e um almoço especial para pais, amigos, crianças e convidados.

A grande atração – segundo as crianças – está reservada para tarde. Quem vista a Apala? Bem, o grande astro do Natal: Papai Noel. Ele chega com presentes, cestas e guloseimas às 14 horas, logo depois das apresentações do Ballet do Sesi. A previsão da organização do evento é que os festejos durem até às 15 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos