Maricultores de Alagoas inauguram seu primeiro ponto de comercialização

FGBOstras produzidas em Alagoas estarão à venda a partir da próxima sexta-feira

Ostras produzidas em Alagoas estarão à venda a partir da próxima sexta-feira

Após um ano e meio de implantação do Projeto “Apoio ao Desenvolvimento da Maricultura Sustentável no Litoral de Alagoas”, capitaneado pelo Projeto Oceanus, que objetiva o desenvolvimento sustentável de comunidades através da maricultura, os maricultores alagoanos comemoram a inauguração do primeiro ponto de venda para seus produtos.
Trata-se do “Maria vai com as Ostras”, um espaço de 700m2 localizado à beira mar de uma das praias mais concorridas do litoral alagoano, a Barra de São Miguel. No local a comunidade encontrará ostras (molusco produzido em maior escala), sururu, massunim, camarão, peixes, entre outros alimentos conhecidos popularmente como frutos do mar.
O Projeto Oceanus, apoiado pela SEAP – Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Governo de Alagoas, Grupo Carlos Lyra, Profertil e o SEBRAE/AL, vem desenvolvendo desde 2003 as ações de Maricultura em Alagoas.
Foram anos de estudo, pesquisa e monitoramento, para que as comunidades pudessem aprender a cultivar ostras e algas marinhas, e a partir disto gerar uma nova fonte de renda para suas famílias.
Em janeiro de 2005, com o advento do I Festival da Ostra de Alagoas, os principais hotéis e restaurantes puderam conhecer as ostras produzidas, como a primeira tentativa de levá-las ao mercado consumidor. O evento foi considerado um sucesso, mas a ostra ainda não havia se estabelecido como fonte para elaboração de pratos e petiscos em Alagoas, que só tinha um restaurante onde era possível consumi-las, o antigo Bar das Ostras.
A escolha da Barra de São Miguel para abrir este primeiro complexo de lazer se deu porque o município é o maior produtor de ostras do Estado, com a comunidade da Palatéia sendo a responsável pelos cultivos na Lagoa do Roteiro.
Segundo o coordenador executivo do Projeto Oceanus, Daniel Lima Costa, a necessidade de um ponto para comercializar os produtos que estavam sendo cultivados era o ponto culminante do Projeto, uma necessidade para a efetivação da maricultura em Alagoas.
“Já estávamos produzindo ostras em grande escala há um tempo, e aproveitaremos o verão para a comercialização, dando aos maricultores o primeiro retorno financeiro efetivo, após meses de trabalho árduo nos cultivos”, explicou Daniel.
O “Maria vai com as Ostras” é um complexo de lazer, onde se encontra peixaria, cozinha, barzinho e música ao vivo. É um equipamento de venda direta, do maricultor direto ao consumidor, gerando uma melhor qualidade e um melhor preço, o que aumentará consideravelmente o consumo.
Ainda no contexto da Maricultura, há o “passeio das ostras”, onde os visitantes poderão utilizar barcos e visitar os cultivos de ostras na Lagoa do Roteiro, passando pela Praia do Gunga e terminando no Maria Vai com as Ostras.
A inauguração do “Maria Vai com as Ostras” acontecerá na próxima sexta, dia 06 de janeiro, às 16 horas. A Barra de São Miguel abriga esta estrutura até fevereiro, e Maceió promete ser a próxima cidade escolhida para a primeira filial deste complexo de lazer e desenvolvimento social.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos