Projeto entrega livros didáticos a alunos da rede pública

Cerca de 3.091 escolas estaduais e municipais serão beneficiadas

A Secretaria Executiva de Educação, por meio do Projeto Livro e Texto Didático, traz uma boa notícia para os alunos da rede pública. O Programa Nacional do Livro de Ensino Médio informa que já foi iniciada a entrega dos livros didáticos destinados a alunos do ensino fundamental e da 2ª e 3ª séries do ensino médio de escolas federais, estaduais e municipais. Os livros serão entregues até fevereiro e serão utilizados no ano que vem.

O programa existe em Alagoas desde 1999, e ganhou impulso a partir de 2001. Segundo a coordenadora do Programa Livro e Texto Didático, Tereza Braga, os livros vão chegar direto nas escolas. Inicialmente, foram atendidos apenas os estudantes do 1º ano do ensino médio das regiões Norte e Nordeste. Em Alagoas serão beneficiados cerca de 960.169 alunos de aproximadamente 3.091 escolas da capital e do interior.

Os livros são enviados pelos correios diretamente às escolas, depois de terem sua qualidade verificada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Todos os livros são comprados pelo Ministério da Educação. Segundo Tereza, o material é de ótima qualidade, e não fica a dever aos utilizados pelas escolas particulares.

Este ano, os livros destinados às turmas de 2ª a 8ª séries virão em forma de complementação. A quantidade de livros será equivalente à quantidade de alunos novatos e de livros danificados.

Programa

Desde 1929, quando o governo brasileiro criou um órgão específico para legislar sobre a política do livro didático, o Instituto Nacional do Livro. A ação federal nessa área vem se aperfeiçoando, com a finalidade de enviar às escolas das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal obras didáticas e dicionários de qualidade. Atualmente, essa política está ligada ao Programa Nacional do Livro Didático e ao Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, com a distribuição gratuita de obras didáticas para todos os alunos das oito séries da rede pública de ensino fundamental.

Em 2007, a entrega dos livros será ampliada gradativamente para as outras matérias. "Essa é uma conquista de todos que participam do programa. Nossa meta é distribuir os livros a todas as disciplinas. Isso é importante, porque com o material à disposição dos alunos, o interesse pelos estudos aumenta consideravelmente", revela Tereza Braga.

Acompanhamento

A participação da Secretaria Executiva de Educação não se restringe somente a questões burocráticas. Após a entrega do material, é feito o monitoramento dos livros desde sua chegada até a distribuição. Um remanejamento dos livros é realizado para que nenhuma escola seja prejudicada.

Após essas atividades, são realizadas oficinas, com orientações e palestras destinadas aos profissionais da Educação, voltadas ao eixo pedagógico do livro escolhido. Os recursos para viabilizar o trabalho são oriundos do Projeto Salário Educação, do governo federal, com contrapartida do governo estadual.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos