Merendeiras de Palmeira dos Índios participam de curso da Vigilância Sanitária

O Projeto de Vigilância Sanitária da Secretaria Executiva de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação de Palmeira dos Índios, realiza na próxima terça-feira, um curso de manipulação de alimentos, destinado a cerca de 200 merendeiras de 63 escolas do município. Com duração de dois dias, o curso irá ensinar técnicas de como armazenar, congelar, descongelar e cozinhar os alimentos.

Segundo Josias Pimentel, subcoordenador do projeto, o treinamento irá beneficiar merendeiras dos 102 municípios alagoanos. “Queremos capacitar essas profissionais para evitar a transmissão de doenças provocadas por alimentos mal manipulados”.

As participantes vão receber orientações desde a forma correta de receber a matéria-prima até o momento de servir a merenda aos alunos, passando pela utilização da água e os cuidados com a higiene dos alimentos.

Monitoramento – A necessidade do curso foi detectada nos últimos três meses do ano passado, quando foram realizadas inspeções nas escolas de Palmeira dos Índios. “Encontramos problemas de armazenamento, alimentos com prazo de validade vencido, uso incorreto da água, deficiência na higiene e desconhecimento dos processos de congelamento e descongelamento dos alimentos”, detalha Josias Pimentel.

O subcoordenador conta que muitas merendeiras foram flagradas utilizando anéis, brincos e relógio enquanto manipulavam os alimentos. “O uso desses acessórios não é permitido quando da manipulação de alimentos”, explica. A partir de março, o curso será ministrado nos municípios de Atalaia, Messias e Pilar, onde também estão acontecendo inspeções.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos