MP e PM liberam estádios para jogos do Alagoano

Após muita controvérsia e informações desencontradas, a comissão da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, composta pelos promotores José Arthur Melo, Max Martins e Denise Guimarães, e o Comando da Polícia Militar anunciaram, agora há pouco, a aprovação dos estádios alagoanos, segundo o que estabelece o Estatuto do Torcedor.

Estiverem presentes à audiência, promotores de todos os municípios com estádios inscritos na competição, dirigentes dos clubes, o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Raimundo Soares, além do secretário executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira.

A comissão de vistorias da Polícia Militar, composta de seis membros, apresentou o relatório de todas as vistorias realizadas nos últimos dois meses nos estádios da capital e interior alagoano. Segundo este relatório, quase todos os estádios do Estado estão inadequados para a prática do futebol, à exceção é o Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, que pertence ao Corinthians Alagoano. Nos demais, os problemas vão desde questões estruturais, como inexistência de saídas de emergência à colocação de gradis para garantir a segurança dos torcedores.

O promotor José Arthur Melo destacou a responsabilidade do Ministério Público em garantir a segurança dos estádios alagoanos, e que as medidas adotadas antes do início do campeonato serão determinantes para evitar tragédias como as ocorridas em outras praças esportivas do país.

Já o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Edmilson Cavalcante, refutou informações que, segundo ele, foram criadas pela imprensa de que o objetivo da PM seria interditar os estádios alagoanos, visto que não cabe à polícia esta atribuição.

“O objetivo principal da Polícia Militar é garantir a segurança nos estádios. A comissão de vistorias apontou os itens que necessitavam de adequação e percebemos, por parte dos dirigentes o esforço para a resolução dos problemas apresentados”, destacou.

O relatório da Polícia Militar, no entanto, deixou evidente os diversos pontos em discordância com o Estatuto do Torcedores, No caso do Estádio Severiano Gomes Filho, Pajuçara, os pontos exigidos pela PM e Ministério Público para a liberação do estádio dizem respeito à retirada de entulhos, grades nos bares, portões de evacuação que abram para os dois lados, corrimão e rampa para as arquibancadas, além o isolamento entre as cadeiras e arquibancadas.
No caso do CRB existe um peculiaridade, o estádio irá participar da rodada de abertura do Alagoano, o clube precisa apresentar, até amanhã, o laudo do Corpo de Bombeiros e o certificado de edificação. No caso dos bares, o coronel Edmilson sugeriu que por não possuírem grades, eles não devem funcionar no próximo Domingo, quando o CRB recebe o Bom Jesus.

Trapichão

O Estádio Rei Pelé foi um dos destaques na vistoria da PM. Durante a primeira visita da comissão, o maior estádio alagoano apresentou 84 pontos em discordância com o Estatuto. Destes, apenas quatro ficaram pendentes após a segunda avaliação e dizem respeitos às grades nos bares, catracas removíveis, e grades nas arquibancadas baixas e arquibancadas altas. O secretário Alberto Sextafeira afirmou que três destes itens serão resolvidos até o próximo dia 18, quando o Trapichão recebe o primeiro jogo da competição Estadual. Apenas as grades nas arquibancadas altas necessitarão de um prazo de 45 dias para a colocação, devido à falta de dotação orçamentária.

Interior

Os clubes do interior vieram preparados para uma verdadeira batalha na sede do Ministério Público e venceram a primeira luta. Mesmo apresentado condições mínimas, segundo o próprio relatório da comissão de vistorias, todos foram aprovados, mas tiveram que assinar um Termo de Ajuste de Conduta se comprometendo a resolver os problemas detectados em curto prazo de tempo.

No caso dos estádios que participam da primeira rodada do Campeonato Alagoano, casos de Arnon de Mello, em Santana do Ipanema, Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, e Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, a Polícia Militar irá fazer um última vistoria para checar se eles promoveram as alterações exigidas pela comissão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos