PSol admite lançar candidaturas em todos os níveis

Luis VilarHelosia Helena pode ser mesmo candidata a presidência

Helosia Helena pode ser mesmo candidata a presidência

A Executiva Nacional do Partido de Socialismo e Liberdade (Psol), do qual faz parte a senadora Heloísa Helena, está quase fechada em torno de uma posição: lançar candidaturas a todos os cargos que estarão em disputa nas eleições 2006, inclusive o da Presidência da República do Brasil.

Para o cargo máximo do executivo, o nome cogitado é de Heloísa Helena, por ser citada entre os membros do partido, como figura mais importante do Psol. Caso se concretize, Heloísa Helena deixa o senado e abre mão de sua possível candidatura ao Governo de Alagoas.

A situação do Psol em Alagoas é positiva. Conforme o militante do partido Mário Agra, a esquerda nascida do rompimento com o Partido dos Trabalhadores, tem construído suas bases rápidas, se comparado ao próprio PT, que preciso de no mínimo 15 anos para ser o maior nome da esquerda brasileira.

Em um único ato, realizado em março do ano passado, a cúpula do Psol alagoano conseguiu recrutar 120 militantes. O partido hoje está presente em pelo menos 20 municípios de Alagoas. Fato que dá sustentação para que a senadora concorra ao Governo de Alagoas.

O próprio governador Ronaldo Lessa (PDT) destacou que possíveis conjunturas políticas poderia levá-lo a apoiar Heloísa Helena, caso Renan Calheiros (PMDB) e Luis Abílio (PSB) não concorressem ao governo. No entanto, esta base sólida de Heloisa Helena para disputar o governo pode ser descartada em sua possível candidatura ao Planalto.

De acordo com militantes do Psol, mesmo que Heloísa Helena não ganhe as eleições presidenciais, o fato dela concorrer seria de extrema importância para fixar o partido em sua primeira eleição. “Criaríamos uma base, que nem o PT conseguiu”, colocou um dos militantes.

O próprio Mário Agra Júnior, da Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade, disse que o nome da senadora Heloísa Helena se transformou numa referência nacional e por isso, reunidos em Encontro Nacional, mais de dois mil integrantes do novo partido elegeram, por unanimidade, seu nome para disputar a Presidência da República em 2006. Observou, por outro lado, que pesquisas de opinião realizadas em Alagoas indicam o nome de Heloísa como um dos favoritos não só para o Governo do Estado como também para o Senado.

Em uma das vezes que esteve em Maceió, a senadora Heloísa Helena se mostrou em dúvida quanto ao seu futuro político. “É difícil decidir agora. Estou trabalhando nestes últimos acontecimentos envolvendo o PT em Brasília e minha principal preocupação é buscar a verdade dos fatos e punir os culpados, que tanto mal fizeram a esta nação, ao enganar tantas pessoas. Depois é que vou pensar sobre futuro político”, colocou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos