Senar dá aula de talento na Artnor

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas (Senar/AL), está participando da 13ª Feira Internacional de Artesanato – Artnor, que acontece até o dia 15 de janeiro no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

A iniciativa da entidade serve de apoio aos artesãos alagoanos e mostra a importância da qualificação para a melhora da renda familiar. “Criamos o estande para incentivar as pessoas que foram treinadas pelo Senar a se integrarem ao público. Porque esses produtores normalmente não participam dessa fase final que é a comercialização”, afirma o superintendente da entidade, Fernando Dória.

O estande do Senar está apresentando o artesanato de 5 cidades alagoanas ― Capela, Viçosa, Atalaia, Coruripe e São Miguel dos Campos ―. Entre as peças expostas estão bijouterias, artigos feitos com a fibra da bananeira, toalhas bordadas e objetos decorativos em biscuit. Todos os participantes estão felizes em poder divulgar sua produção numa feira internacional. “Eu tenho que agradecer ao Senar todos os dias pela oportunidade que me deu, primeiro de fazer os cursos e agora por estar aqui mostrando o meu trabalho”, declara a artesã de Capela, Maria Neuma.

A artesã comenta que estava desempregada quando começou a fazer cursos pelo Senar e que já perdeu a conta de quantos já participou. Hoje, Maria Neuma chega a ganhar até R$ 1000,00 por mês com a sua arte.

“Porta aberta para o futuro”

Segundo o superintendente, o talento dos artesãos qualificados pelo Senar não se restringem só ao estande da entidade. “Em toda a feira podem ser encontrados estandes de cidades onde realizamos cursos. Nosso trabalho significa abrir uma porta para o futuro”, ressalta Fernando Dória.

Em 2005, o Senar promoveu 776 treinamentos, entre Formação Profissional Rural e Promoção Social. Somando ainda as turmas de alfabetização de jovens e adultos, foram capacitas, ao todo, 12.907 pessoas. Quem visitar a Artnor poderá conhecer um pouco do resultado dessas capacitações, através dos trabalhos expostos. O telefone para mais informações sobre os cursos é o 3217-9800.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos