Disque-denúncia de abuso contra crianças recebe 2.918 ligações no fim de semana

Em seu primeiro fim de semana de funcionamento (14 e 15), o Disque-denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes atendeu a 2.918 ligações. Deste total, 1.178 foram atendimentos realizados pelos teleoperadores, que resultaram em 28 denúncias. Os demais foram para obter informações sobre exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de seres humanos e receber pistas sobre o paradeiro de crianças desaparecidas. As 1.740 ligações restantes são referentes aos atendimentos eletrônicos, que informam os telefones do conselho tutelar mais próximo de onde a ligação está sendo feita e são realizados pela Unidade de Resposta Automática.

O disque-denúncia é um serviço gratuito (0800990500), de âmbito nacional, cuja gestão é de responsabilidade da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) desde 2003. O horário de funcionamento é das 08h às 22h.

A ampliação do Disque-denúncia tem como principal objetivo atender a uma demanda reprimida, ou seja, receber aquela denúncia que poderia ser feita durante o fim de semana e não foi. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da SEDH, Cristina Albuquerque, esta ampliação irá sanar alguns problemas, como de pessoas que tentavam ligar no fim de semana e, por não conseguir, não voltavam a tentar. "Isto fará com que o número de denúncias aumente", acredita.

Os casos mais urgentes serão encaminhados na mesma hora para os órgãos de responsabilização e defesa dos direitos da criança e do adolescente (Ministério Público Federal e Estadual, Delegacias especializadas, Conselhos Tutelares, Polícias Federal e Rodoviária, dentre outros) da cidade de onde originou a denúncia. Os demais casos serão despachados em, no máximo, 24 horas.

De maio de 2003 a 06 de janeiro de 2006, o Disque-denúncia recebeu ligações de mais de 1.800 municípios brasileiros e contabilizou, aproximadamente, 13.200 denúncias. O serviço consiste em uma parceria entre a SEDH/PR, gestora do serviço, e o Ministério da Saúde, que disponibiliza a estrutura do Call Center (Centro de Teleatendimento), Petrobrás e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

Fonte: Governo Federal

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