Alagoas entra na briga contra Hanseníase

No período de 22 a 29 deste mês acontece a Semana de Prevenção à Hanseníase. Em Alagoas, a Secretaria Executiva de Saúde (Sesau), em parceria com secretarias municipais e presídios da capital, realiza uma ampla campanha para esclarecer a população sobre as dúvidas mais freqüentes e acelerar a eliminação da doença.

Como parceira, a Secretaria Executiva de Educação (SEE), através do Projeto de Melhoria e Qualidade do Servidor (Proserv), preparou uma série de atividades no dia 26 (o dia "D" de combate a hanseníase), com o objetivo de conscientizar funcionários e visitantes sobre a doença.

Segundo a assistente social do Proserv, Rita Barbosa, "o preconceito ainda é muito grande. É preciso haver a conscientização de que o portador da doença pode viver normalmente e não há risco de contaminação", explica.

Programação – No início da manhã, os funcionários da SEE serão recebidos com a exibição de um vídeo explicativo, no hall da instituição, explicando os sintomas, as causas e o tratamento para a doença, além da distribuição de panfletos explicativos. Em seguida, a equipe do Proserv fará uma explanação sobre o tema nos setores.

Uma trabalho também será feito junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com o intuito de trabalhar o tema nas escolas. Recentemente, houve uma reunião entre a SEE e os coordenadores regionais, quando ficou decidido que durante a semana pedagógica, início de fevereiro, cada escola irá desenvolver um trabalho de conscientização na rede estadual.

Depois, cada CRE enviará à SEE um relatório sobre as atividades, que será encaminhado à Sesau. "Como as escolas estaduais estão no período de recesso escolar, decidimos realizar as atividades no início das aulas", informa Maria Rita.

Durante a manhã do dia 22, será montado um estande na praia de Ponta Verde, para prestar esclarecimentos à população sobre o tema, o mesmo acontece nos postos de saúde. Na terça-feira (24), a partir das 8h, haverá uma caminhada com os moradores do Vergel do Lago. A programação conta também com palestras explicativas nos presídios, ministradas por técnicos da Sesau.

Hanseníase – A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que atinge a pele e nervos, causando incapacidades físicas e psíquicas. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que apresentam as maiores taxas de detecção e prevalência da doença.

Em Alagoas a adoção de ações imediatas estão presente em 14 municípios, que foram responsáveis por 80% dos novos casos dos últimos cinco anos. São eles: Arapiraca, Boca da Mata, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Nesse sentido, a Sesau em parceria com os municípios tem realizado capacitações, a divulgação dos sintomas da doença e a priorização das ações de controle da hanseníase nos seus planos municipais de saúde.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos