Rede estadual matricula novos alunos até hoje

Até hoje, entre 30 a 40 mil novos alunos deverão estar matriculados na rede estadual de ensino. Esta é a previsão da Secretaria Executiva de Educação para o ano letivo de 2006, que será iniciado no dia 13 de fevereiro. O cadastramento dos novatos teve início na última segunda-feira, em cerca de 80% das escolas da rede estadual. Na quarta-feira foram matriculados os estudantes que concluíram a 4ª e a 8ª séries na rede municipal de ensino de Maceió e aqueles que já estudavam na rede estadual, mas desejavam mudar de escola.

"Esses alunos tiveram sua vaga garantida graças a uma parceria que firmamos com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Estamos fazendo, pela primeira vez, uma matrícula conjunta para atender a demanda e garantir o acesso da população à escola pública", ressalta o coordenador de Educação, Neilton Nunes, explicando que esta quinta e sexta-feira foram reservados para os estudantes das redes municipais e os provenientes da rede particular, de outros estados ou que abandonaram os estudos.

Vagas

Segundo Neilton Nunes, a rede estadual não ampliou o número de vagas este ano. A previsão das novas vagas se deve, portanto, à conclusão ou desistência dos estudos por parte dos alunos da rede. "Estaremos com esses dados concluídos em breve, assim que todas as Coordenadorias Regionais enviarem os seus relatórios". Cada unidade de ensino apresenta, na abertura da matrícula, o quadro de vagas disponíveis para os interessados.

Na segunda-feira, o coordenador de Educação visitou algumas escolas para verificar o andamento das matrículas. No Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), no Centro, foram disponibilizadas 430 vagas no ensino fundamental e 670 no ensino médio, além de 100 na Escola Estadual Tavares Bastos, no Farol. Atualmente, a rede estadual conta com cerca de 40 mil alunos de EJA.

"Infelizmente, não temos como evitar que as filas. O que podemos fazer é unir esforços para que todos tenham o acesso à escola pública garantido", diz Neilton Nunes, destacando que algumas escolas da rede estadual apresentam vagas ociosas. "O problema é que, mesmo havendo vaga em outro local e a Secretaria de Educação garantido o transporte escolar, os pais só aceitam que os filhos estudem em uma escola próxima", lamenta o coordenador.

Parceria

A parceria entre Estado e município também beneficiouum dos bairros mais populosos de Maceió, o Jacintinho. Como este é o local que apresenta maior demanda para o ensino fundamental, especialmente de 1ª a 4ª série, foi estabelecida uma "divisão de tarefas": a rede estadual absorverá todos os alunos de 5ª série do bairro, ampliando as vagas de 1ª a 4ª e educação infantil nas escolas municipais. "É um projeto piloto", explica Neilton Nunes.

A mudança deve acontecer progressivamente: em 2007, a rede estadual deverá absorver as 6ªs séries; em 2008, as 7ªs e, em 2009, as 8ªs. Caso o projeto dê certo e houver demanda em outras áreas da cidade, a tendência é o projeto se expandir. "Assim, até 2009 estaríamos atendendo todos os alunos de 5ª a 8ª e ensino médio", afirma o coordenador. A rede estadual possui cinco escolas no Jacintinho.

Transporte

Caso a procura seja maior que a oferta e as escolas públicas do bairro não tenham capacidade de atender a todos, a Educação buscará um recurso extra para atender à demanda não absorvida nas escolas estaduais (incluindo os que foram encaminhados pela Semed). Estes alunos serão atendidos em escolas da Pajuçara, onde há vagas disponíveis, e contarão com transporte escolar garantido.

"Temos o entendimento de que, se o Estado oferece vagas e condições para que o aluno tenha acesso à escola pública, estamos cumprindo nossa obrigação, que é garantir que o jovem não fique fora da escola", explica Neilton Nunes.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos