Ortografia: "o por quê" ou "o porquê"?

“A primeira coisa era se recusar a apertar a mão de Collor e explicar o por quê. Ele ganharia o debate ali. Ele teria desmoralizado o candidato.”

O fragmento reproduzido acima, extraído de texto de entrevista publicada na revista “Imprensa”, suscita um comentário sobre ortografia.
Quem nunca teve dúvida sobre a grafia da palavra “porquê”? Essa é uma das questões mais freqüentes entre aqueles que escrevem diariamente.
Para começar a tratar do assunto, é preciso, primeiramente, distinguir a conjunção “porque” (escrita numa só palavra e sem acento) do substantivo “porquê” (escrito numa só palavra e com acento). A conjunção serve para ligar duas orações, sendo uma delas a causa ou a explicação da outra. Nesse caso, pode-se dizer, grosso modo, que “porque” equivale a “pois”. O substantivo é um sinônimo da palavra “motivo” e, em geral, é antecedido do artigo “o”. Assim: “Não veio porque estava doente”, “Não sabemos o porquê da derrota”.
Também existem as grafias “por que” e “por quê”, geralmente usadas como advérbio interrogativo de causa. Assim: “Por que você não veio ontem?” ou “Você não veio por quê?”. Observe que a forma acentuada só se usa ao lado do ponto (seja ele o ponto final, o de exclamação ou o de interrogação), ou seja,em posição tônica. A forma que não recebe acento pode aparecer em outras situações. Assim: “A paz é o ideal por que luto”. Nesse caso, equivale a “pelo qual”, ou seja, a preposição “por” seguida de um pronome relativo.
O texto em questão poderia ser corrigido de duas maneiras: “…explicar o porquê” ou “…explicar por quê”. Note que a forma “por que” tem sentido equivalente ao das expressões “por que motivo” ou “a razão pela qual”.
Abaixo, uma sugestão para reformular o texto:

“A primeira coisa era se recusar a apertar a mão de Collor e explicar por quê. Ele ganharia o debate ali. Ele teria desmoralizado o candidato.”

Thaís Nicoleti de Camargo, autora dos livros “Redação Linha a Linha” (Publifolha), “Uso da Vírgula” (Manole) e “Manual Graciliano Ramos de Uso do Português” (Secom- Governo de Alagoas), apresenta o programa “Português Linha a Linha” na TV Pajuçara.

Veja Mais

Homem é flagrado com arma e drogas

Na noite da última sexta-feira (26), agentes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a detenção de um indivíduo portando...

Deixe um comentário

Vídeos