Federação Alagoana de Agricultura discute aftosa em Alagoas

Alagoas24horasÁlvaro Almeida teme medidas do governo pernambucano contra o rebanho de Alagoas

Álvaro Almeida teme medidas do governo pernambucano contra o rebanho de Alagoas

Diversas autoridades, entre elas o governador interino Luis Abílio, o presidente da Federação da Agricultura de Alagoas, Álvaro Almeida, deputados, produtores rurais e técnicos se reuniram, na manhã de hoje, na Federação de Agricultura do Estado, localizada no bairro do Jaraguá – para discutir medidas para retirar o Estado de Alagoas da zona de risco médio da aftosa e trocar experiências com técnicos pernambucanos.

A reunião estava prevista para as 10h, mas sofreu um atraso porque o vôo do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, não chegou a Maceió no horário previsto, o que prejudicou o evento, que terminou agora há pouco.

O Estado de Pernambuco classificou o gado alagoano na zona de risco médio da aftosa. A Federação da Agricultura de Alagoas teme que o governo pernambucano assine uma portaria proibindo a comercialização do rebanho entre os estados. “Cerca de 80% dos produtos derivados de leite e carne produzidos em Alagoas são vendidos para Pernambuco. Se isso acontecer ficaremos ilhados. Irá crescer o desemprego na área rural e o desenvolvimento do Estado será prejudicado”, avalia Álvaro Almeida.

O governador interino, Luís Abílio, ressaltou a importância da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária Animal (ADEAL), criada este mês. “A agência já está funcionando e até junho pretendemos fazer um concurso público para efetivar o pessoal. Até o segundo semestre atingiremos nossas metas e colocaremos Alagoas no patamar de zona livre de aftosa”.

O deputado estadual Chico Tenório (PPS) afirmou que Alagoas precisa acompanhar o desenvolvimento de Pernambuco para que o setor alagoano cresça e gere lucros. “Alagoas precisa correr contra o tempo. Estamos nos reunindo com os trabalhadores rurais para conscientizá-los de que eles também têm deveres e precisam cumprir as normas do Ministério da Agricultura”.

O secretário de Defesa Animal e Vegetal de Pernambuco, Jair Virgínio, também esteve presente no evento para falar sobre as ações adotadas pelo Estado no combate à aftosa e que tornaram Pernambuco zona livre da doença.

Agência

O diretor da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Hibernon Cavalcante, disse que a instituição está se estrutruturando para combater a aftosa no Estado. "A agência começou os trabalhos há pouco tempo e vamos começar a formar o pessoal. O quadro da instituição também precisará do apoio do governo, pela realização do concurso público", disse.

No dia 10 de fevereiro, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, retorna a Maceió para ajudar na elaboração do plano estadual de erradicação, que faz parte do plano nacional de combate à aftosa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos