Sindicatos realizam ato de desfiliação à CUT

Quatro entidades sindicais realizaram, hoje, um ato de desfiliação à Central Única dos Trabalhadores. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sindjus), Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal), Sindicato dos Servidores do Serviço Público Federal (Sintsep) e Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel dos Campos (Simesc) entregaram um documento na sede da Central, expondo os motivos da desfiliação.

O momento foi visto pelos sindicalistas como histórico. Em todos os sindicatos, a decisão das categorias em assembléias gerais, foi unânime e no caso do Sindjus, a decisão aconteceu durante o Congresso Estadual – a maior instância de deliberação categoria.

O coordenador Geral do Sindjus, Paulo Falcão, assim como os demais representantes de entidades ressalta que a partir de agora a CUT deixa de exercer o papel de mobilização e luta dos trabalhadores em prol da política econômica.

Para o presidente do Sinpofal, Jorge Venerando, a CUT deixou de representar a classe trabalhadora, saiu do embate político para se aliar ao governo federal. “Os trabalhadores têm que sair do individualismo e ir para as ruas em busca dos seus direitos, não dar para contar mais com a Central”.

Já o presidente do Simesc, Aldo Sobreira, disse que, tendo em vista, o engessamento da CUT diante dos trabalhadores, a Central não defende mais os interesses das mobilizações, como exemplo, os protestos que o Sindicato realizdou em São Miguel dos Campos, para reivindicar direitos, como horas-extras, adicional noturno, recomposição de perdas salariais de 10 anos. “O Simesc, diversas vezes, convocou a CUT, e nenhuma vez, ela se posicionou”.

As entidades também aprovaram uma Moção de apoio à greve dos servidores da Justiça do Estado e uma moção de repúdio a qualquer tipo de retaliação ao movimento paredista por parte da direção do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos