Governo apresenta nova Ceasa aos secretários

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas, Corintho Campelo, apresenta na próxima segunda-feira, às 8 horas, as novas instalações e obras complementares da Central de Abastecimento, que será uma das mais modernas do Brasil e irá incrementar a economia do Estado. O evento vai reunir secretários estaduais e de abastecimento dos municípios alagoanos, entre outros.

A nova Ceasa está sendo construída com recursos do governo estadual, da ordem de R$ 9 milhões. Desse total já foram investidos mais de R$ 7,5 milhões. O empreendimento, conforme destacou o presidente do Ideral, irá redimensionar a política agrícola de Alagoas, além de contribuir para a geração de mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.

Construída em 1976, a atual Ceasa, no decorrer dos anos, passou por algumas reformas, mas, devido à falta de investimentos, ficou estagnada, voltando a crescer a partir de 2000, com o anúncio da construção de um novo espaço, pelo governador Ronaldo Lessa. A partir desse momento, os produtores rurais, em especial os de hortaliças, passaram a investir e hoje Alagoas é um grande produtor de folhosas. A meta é atingir outras variedades de frutas, verduras e outros.

Mensalmente são comercializadas na atual Ceasa, cerca de 10 mil toneladas de alimentos. Com o novo prédio serão 19 mil, podendo chegar a 20 mil. Quando estiver funcionando, serão 192 lojas, 532 pedras ou módulos, um estacionamento com 620 vagas para clientes e 220 destinadas aos caminhões, além de lanchonetes, restaurantes, agência bancária, posto policial, área administrativa, com um auditório para 150 pessoas, entre outros.

Desde o final do ano passado, a direção do Ideral iniciou o cadastramento dos permissionários e demais pessoas que trabalham na atual Ceasa. A iniciativa teve como finalidade identificar quem trabalha com atacado e varejo. Apenas os atacadistas serão transferidos para a nova central.

Segundo o presidente do Ideral, a nova Central de Abastecimento de Alagoas, tem despertado interesse em diversos estados. Uma prova é que, em julho do ano passado, um grupo de presidentes de centrais de diversos estados estiveram conhecendo o local e ficaram impressionados com a grandiosidade da obra, que colocará Alagoas como um dos maiores pólos de comércio atacadistas e de hortifrutigranjeiros do Nordeste.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos