Atendimento de apoio a moradores da Vila Emater será mantido, mas em novo local

A comunidade da Vila Emater, em Jacarecica, continuará a ter suas necessidades médicas atendidas pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) que atua na área. Numa reunião realizada nesta sexta-feira (17) pelo secretário João Macário com lideranças comunitárias, no entanto, foi anunciado um novo local como ponto de apoio a essas ações, para evitar que os moradores tenham que se deslocar para unidades mais distantes.

Com um protesto realizado na quinta-feira (16), a comunidade reivindicou a reabertura do posto anexo da Unidade São Francisco de Paula (na Grota do Arroz), que funcionava na Vila Emater, desativado em outubro último pela Secretaria Municipal de Saúde por falta de condições de atendimento e porque o imóvel tinha documentação irregular, fator que impedia que a SMS fizesse o pagamento do aluguel da residência que servia como módulo anexo de atendimento.

O secretário disse ter sido surpreendido pelo protesto dos moradores, já que a SMS já vinha tomando todas as providências para continuar a assegurar o atendimento médico àquela população.

Ele explicou que, ao mesmo tempo em que as equipes do PSF mantiveram o trabalho de campo junto à comunidade, a secretaria vinha estruturando um imóvel próprio – próximo ao Restaurante Brasas, em Cruz das Almas, onde funcionava a sede do 1º Distrito Sanitário – para funcionar como o ponto de apoio do módulo anexo.

Ele garantiu, porém, que durante este período de adaptação, a Unidade da Grota do Arroz vem dando todo o suporte necessário no atendimento.

“Em nenhum momento pensamos em deixar a população desassistida dos serviços de atenção básica da saúde, tanto que a equipe do PSF da Vila Emater continuou trabalhando normalmente. Porém, estamos trabalhando para que as unidades tenham as condições adequadas não só para o atendimento das comunidades, mas também para os profissionais que nelas trabalham”, frisou Macário.

É com esse propósito que o secretário anunciou que já iniciou as negociações – por meio de ofícios da SMS e do prefeito Cícero Almeida, além de reuniões pessoais com o vice-governador Luís Abílio de Sousa – com o Governo do Estado para que seja formalizado, o mais rápido possível, um termo de cessão de uso de três postos de saúde desativados – nos conjuntos Jacarecica, Medeiros Neto e Lima Júnior, este no Sanatório – que estão sob a responsabilidade do Ipaseal.

Em relação ao posto de Jacarecica – que está fechado há cinco anos – a intenção, segundo Macário, é torná-lo uma unidade de referência na área, ampliando o atendimento da atenção básica de saúde, com a disponibilização de várias especialidades médicas.

A informação foi bem recebida pelas lideranças da Vila Emater, que firmaram o compromisso de se engajarem nessa reivindicação.

“Consideramos que a reunião foi boa e agora vamos trabalhar junto com a Secretaria para tentar agilizar esse processo, já que também há interesse por parte do Governo do Estado em fazer com que esses imóveis tenham utilidade”, afirmou a vice-presidente da Associação de Moradores da localidade, Iracema Maria da Silva.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos