Saúde e Unidades de Emergência elaboram trabalho conjunto para o carnaval 2006

A Secretaria Executiva de Saúde, juntamente com a Coordenadoria de Emergência dr. Armando Lages, traçaram planos para os foliões brincarem o carnaval com segurança, caso precisem de atendimento durante os quatro dias de folia do Momo.

“Fazemos um apelo para a população e especialmente aos foliões que ao beber não dirijam. As estatísticas comprovam que a união entre a bebida e direção a conseqüência é acidente grave”, comentou o diretor-geral da UE, Tadeu Gusmão Muritiba, destacando a preocupação do governo em buscar mecanismos para atender adequadamente os pacientes que precisam de atendimento de urgência.

Como parte dos planos a direção das unidades hospitalares faz um apelo para que os casos mais simples de serem atendidos sejam encaminhados aos miniprontos socorros 24 horas. Estes hospitais contarão com reforços nas equipes de plantão, além de estoques de materiais e medicamentos para atender à população, caso seja necessário.

A Unidade de Emergência está recebendo o apoio de outros hospitais da rede credenciada do SUS que vão receber pacientes menos graves e assim deixar mais leitos disponíveis para as urgências e emergências na folia do carnaval. O estoque de materiais e medicamentos também foi reforçado.

A Unidade de Emergência contará também com um reforço na equipe de plantão. Haverá ainda uma interligação com ambulatórios 24 horas e Serviço Móvel de Urgência (Samu), além de um plantão gerencial. Os coordenadores estarão acessíveis e será feita a otimização dos fluxos de pacientes.

Sangue – A equipe do Samu irá descentralizar as unidades móveis para atender melhor à população e irá analisar, com rigor, os casos que serão encaminhados a Unidade de Emergência. A fim de garantir um estoque maior para o carnaval, o Hemoal vem promovendo uma série de campanhas de doação de sangue, com coletas externas e na própria sede, localizada no Trapiche.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos