Unidade de Emergência adota novas medidas para o carnaval

A Unidade de Emergência (UE) Armando Lages já tem um plano de ação para realizar os atendimentos médicos de urgência durante o carnaval, em Maceió. Um dos maiores problemas da UE é a superlotação, que será solucionada com a transferência dos pacientes para outros hospitais da cidade a partir desta quinta-feira, 23.

De acordo com a coordenadora dos serviços médicos e odontológicos da UE, Josefa Silvana de Almeida, uma reunião foi realizada semana passada com os representantes da UE, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também dos minipronto-socorros de Maceió para definir as ações de cada órgão durante as festividades.

“Na reunião, destacamos que os mini pronto-socorros da cidade são importantes no atendimento dos casos de baixa complexidade. A UE só deve receber casos mais complexos como, por exemplo, traumas e acidentes de automóvel, queimaduras, tiro e facada”, explica.

A coordenadora também faz um alerta à população.“Pedimos que os casos mais simples sejam encaminhados para um dos cinco mini pronto-socorros da cidade para que não haja superlotação na nossa unidade. Se isso acontecer, teremos leitos suficientes para os pacientes que necessitam do atendimento emergencial”, destaca.

No dia 23 deste mês será realizado um mutirão para transferir os pacientes da UE para os hospitais José Carneiro, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Sanatório e Usineiros.

A Unidade de Emergência já realizou também o levanto de medicamentos e materiais que serão necessários durante o carnaval. A equipe de plantonistas também foi reforçada. “Já aumentamos a quantidade de medicamentos e materiais. Teremos profissionais capacitados em todas as áreas médicas para atender a grande demanda nesse período”, disse a coordenadora.

O Hemocentro de Maceió iniciou campanhas há quase um mês. Segundo a coordenadora, essas iniciativas aumentaram o estoque de sangue para o período. “Segundo informações que recebi, as doações cresceram 40% e estamos com um estoque satisfatório para o carnaval”, explica.

Josefa Silvana disse ainda que ambulâncias do Corpo de Bombeiros estarão em alguns pontos estratégicos nas estradas e poderão fazer os primeiros atendimentos no local. A Samu também poderá ser acionada. Caso seja necessário, as vítimas serão encaminhadas para a UE. “Esperamos que os foliões se divirtam e não precisem do nosso atendimento, caso contrário, estaremos aqui devidamente organizados para salvar vidas”, explica.

Serviço

Unidade de Emergência Armando Lages – Trapiche – 3315-3281/ 3282

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) –192

Mini Pronto-socorro Denilma Bulhões – Benedito Bentes I – 3344-4454/ 3315-2916

Mini Pronto-socorro Assis Chateaubriand – Tabuleiro do Martins – 3315-1076/ 3505

Mini Pronto-Socorro Dom Miguel Câmara – Chã da Jaqueira – 3358-1653

Mini Pronto-socorro João Fireman – Jacintinho – 3315-3695

Mini Pronto-socorro Noélia Lessa – Levada – 3315-5118/ 5124/ 5119

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos