Queda do dólar estimula fabricação de computadores populares

Um dos principais programas de inclusão digital do governo brasileiro está sendo beneficiado pela queda da cotação do dólar em relação ao real. A avaliação é de Sérgio Oliveira Barcelos, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia no comitê responsável pela criação do programa Cidadão Conectado – Computador para Todos.

Por meio desse programa, o governo federal financia a compra de computadores para revendedores ou diretamente para o consumidor. Os fabricantes que fornecem as máquinas têm elogiado o programa para o técnico do ministério. Passaram a vender tudo que produzem.

Barcellos atribui boa parte desse movimento à queda do dólar, uma vez que os microcomputadores têm componentes importados. Pela estimativa da empresa de consultoria internacional IDC, o mercado cinza caiu de 74% para 61%.

"Esse também é um sinal do impacto da redução do PIS/Cofins, contida na chamada Medida Provisória do Bem", disse o técnico do ministério. Segundo ele, por mercado cinza entende-se a montagem de equipamentos com componentes importados de forma ilegal. A queda no índice significa que o mercado legal avançou sobre o mercado cinza.

O programa Computador para Todos já conta hoje com 35 fabricantes credenciados no Ministério da Ciência e Tecnologia. Quem recebe o financiamento federal por meio de um dos bancos públicos só pode adquirir as máquinas fabricadas por essas empresas.

"Nós acreditamos que existe uma tendência de haver um aumento nas vendas de forma bem significativa", revelou Barcellos, para quem a indústria nacional já demonstrou vontade de participar do processo. "Hoje, empresa para fabricar o produto não falta."

Fonte: Radiobrás

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos