Lessa, Renan e Téo discutem sucessão

A tão esperada reunião do governador Ronaldo Lessa com os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Teotonio Vilela aconteceu hoje, na casa do governador. A chapa majoritária, segundo uma fonte que esteve no local do encontro, só não foi definida porque o presidente do Senado ainda acredita numa coligação do PMDB com o PT, e ele, Renan, como vice-presidente ou, no mínimo, garantir sua reeleição na presidência do Senado.

A mesma fonte disse que as chances de Renan emplacar seu nome como vice de Lula são remotas, mas o presidente do Senado – que diga-se de passagem é o grande mágico da política brasileira – está apostando nessa possibilidade.

Mas, da reunião duas coisas ficaram “acertadas”. Os blocos – de Lessa e dos senadores – vão continuar trabalhando isolados, porém afinados.

O próprio governador admitiu no final da semana passada, a possibilidade de duas candidaturas, afunilando no segundo turno ou mesmo a dobradinha Teotonio/Abílio. Lessa disse, também, que o blocão terá entre 12 a 14 partidos.

Uma das pedras no caminho

Na reunião Ronaldo Lessa foi claro com os senadores quando confirmou sua vontade de emplacar o nome de Luis Abílio na cabeça da chapa, já que Abílio vai estar no exercício do cargo e a aceitação de seu nome vem crescendo nas pesquisas.

Após a reunião, segundo a fonte, Lessa, Renan e Téo saíram satisfeitos. Pelo andar da carruagem, diz a fonte, há grande possibilidade de Renan aceitar o desafio de disputar o pleito. “Essa possibilidade dele “Renan” decidir trocar Brasília por aqui é bem mais provável que se a decisão acontecesse na semana passada”.

Perguntado porque motivo essa possibilidade teria aumentado, a fonte argumentou: “As pesquisas dão Renan disparado em todas as opções colocadas. Até nas pesquisas dos teoricamente adversários, Renan leva disparado. Mas só ele sabe o que fazer”, garante a fonte.

Chapão

Um dos assessores do senador Teotonio Vilela disse, no final da noite, acreditar em apenas três possibilidades: Renan/Abílio; Teotonio/Abílio ou Teotonio e Abílio em composições diferentes. “Acredito na aliança. Eles juntos são imbatíveis”, disse.

O senador Teotônio Vilela ficou de conversar com o PT e PV, que ainda colocam obstáculo numa possível aliança.

A decisão de Renan e a confirmação do chapão deve sair até o dia 10.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos