Governo patrocina e apóia BNTM 2006

A 15ª Brazil National Turism Mart (BNTM), que acontece no Centro Cultural e de Exposições de Maceió entre os dias 30 de março e 1º de abril, terá apoio logístico e financeiro do Governo do Estado. Por meio da Célula de Desenvolvimento Econômico, o investimento para o evento será R$ 400 mil, divididos para montagem do estande institucional do Estado (o maior do evento), cota de patrocínio e demais custos operacionais.

A expectativa é que o volume de negócios durante a BNTM 2006 supere a casa de US$ 120 milhões (US$ 258 milhões). Na última edição do evento, em Fortaleza no último ano, foram movimentados US$ 108 milhões (R$ 232 milhões). Como é tradição, boa parte desses recursos fica com o estado-sede, no caso de 2006, Alagoas.

É de olho nos investimentos nacionais e internacionais que o Estado vai investir na divulgação dos roteiros alagoanos. Não seria para menos. Ao todo, 400 Bayers (que são os investidores em roteiros turísticos) e 80 jornalistas de todo o mundo estarão em Maceió para fechar negócios e divulgar as potencialidades turísticas não só de Alagoas, mas de todo o Nordeste.

Durante o evento, mais especificamente no segundo dia, os participantes – divididos em grupos – farão três roteiros diferentes: um no litoral Norte, outro no Sul e um histórico. Para o coordenador de formulação de políticas públicas da Célula de Desenvolvimento Econômico, Marcos Vital, esse evento deverá ter um impacto extremamente positivo para o setor de turismo em Alagoas.

“A cada ano, o volume de negócios cresce entre 11% e 16% para os estados do Nordeste. O estado que é sede, por ser privilegiado estrategicamente, chega a ter um acréscimo de até 25%. No caso de Alagoas, a realização de um outro grande evento 15 dias antes, deve dar um incentivo ainda maior nas negociações”, avalia.

A BNTM é um evento realizado anualmente, em um dos nove estados do Nordeste, para colocar frente a frente as operadoras de destinos turísticos de todo o mundo e empresários do setor nordestinos. Na rodada de negócios, os estados da região conseguem ampliar sua fatia de turistas.

A promoção é da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI). Segundo a coordenação, o evento vai contar 243 estandes, sendo 178 na área comercial; dez na área governamental e 55 na área institucional, reservada às secretarias de turismo estaduais e municipais de Alagoas e de outros estados nordestinos, que farão a distribuição de material promocional e brindes.

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