Ufal terá biblioteca digital

A partir do segundo semestre deste ano, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estará oferecendo à comunidade acadêmica mais um instrumento de pesquisa online: trata-se de um projeto inovador que implantará a “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações”.

A boa notícia foi dada pela diretora geral da Biblioteca Central da Ufal, Cristiane Estevão, após receber a confirmação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/CNPq), do projeto para implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade Federal de Alagoas.

Experiência

Os programas de Pós-Graduação em Letras e em Química serão os cursos piloto desse projeto que culminará com a integração de todos os demais Programas de Pós-Graduação à base local.

Cristiane explica, ainda, que todo material será automaticamente inserido no repositório nacional de Teses e Dissertações Digitais do IBICT/CNPq. “Com esta iniciativa, a Biblioteca passa melhorar, substancialmente, o acesso e dar maior visibilidade a produção científica local e nacional, reafirmando assim, o nosso compromisso social e institucional”.

Equipamento

De acordo com a reitora Ana Dayse Dorea, a chegada dos equipamentos está prevista para o início de março. Ela informa, ainda, que a Ufal receberá um kit tecnológico (servidor e software), e o treinamento da equipe que coordenará o novo serviço será feito pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação.

A Ufal, por intermédio da Biblioteca Central, estará enviando à Brasília um técnico em informática e um bibliotecário para um curso de capacitação. Está previsto para o mês de junho deste ano o início do novo serviço aos estudantes. A biblioteca digital de teses e dissertações poderá ser acessada on-line de qualquer computador pelo site www.sibi.ufal.br

Referências

Os 12 mil alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já dispõem de mais um instrumento de pesquisa para seus trabalhos acadêmicos. Trata-se do “Mecanismo Online para Referências” (More), um link disponível no site www.sibi.ufal.br para gerar automaticamente referências bibliográficas de vários tipos de obras.

De acordo com informação da diretora da Biblioteca, Cristiane Estevão, os interessados devem apenas informar os dados da obra e a ferramenta MORE elabora automaticamente as referências bilbliográficas desejadas. “Esse instrumento será de grande utilidade tanto para alunos como para professores”, avalia Cristiane.

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos