Projovem abre inscrições hoje

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) abre, nesta segunda-feira, 13, as inscrições para jovens entre 18 e 24 anos que tenham parado de estudar na 4ª série do ensino fundamental e não estejam trabalhando no mercado formal. O público do programa são moradores das capitais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O ProJovem, criado em 2005, é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com os ministérios da Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e com as prefeituras das capitais. A duração do curso é de 12 meses, período em que os estudantes completam o ensino fundamental e recebem uma qualificação profissional, inclusão digital e aulas de inglês.

Para freqüentar as aulas, cada aluno recebe por mês um auxílio de R$ 100,00, retirado na Caixa Econômica Federal. No período de 2005/2006, o programa oferece 200 mil vagas, das quais 93 mil foram preenchidas na primeira fase em 2005. Aqueles que se matricularam no ano passado estão nas salas de aula em todas as capitais. Na etapa de 2006, as inscrições estarão abertas em 26 capitais, exceto Recife (PE), que fechou sua cota em 2005.

Segundo Beto Cury, diretor da Secretaria Nacional da Juventude, órgão federal executor do programa, o ProJovem visa assegurar oportunidade aos jovens que não têm o ensino fundamental, não têm qualificação e encontram dificuldades para entrar no mercado de trabalho. Dentro do ProJovem, além de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental, eles podem escolher a atividade profissional de acordo com sua vocação e com as possibilidades de trabalho da sua cidade. A qualificação abrange 22 profissões, sendo que cada prefeitura escolheu quatro, segundo as necessidades regionais e demandas de mão-de-obra. Entre as profissões, destacam-se operador de telemarketing, carpinteiro e agente de turismo.

Inscrições

Estarão abertas de 13 de março a 6 de maio pelo telefone gratuito 0800-6427777, das 8h à meia-noite, de segunda-feira a domingo. Para se inscrever, o jovem precisa informar: número da carteira de identidade ou da certidão de nascimento; número do CPF (obrigatório); endereço residencial com o número do CEP; e um número de telefone para receber recados, se tiver. A ligação para o telefone gratuito deve ser feita de telefone fixo ou de orelhão. O telefone 0800-6427777 não recebe ligação de celular.

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos