Procomun alerta para cartões não solicitados

O envio de cartões de créditos não solicitados é uma prática que vem atormentando os consumidores e fazendo com que eles procurem o Procomun. Apesar de ferir o Código de Defesa do Consumidor (CDC), bancos, financeiras e administradoras continuam a enviar cartões sem prévia solicitação dos clientes.

Segundo a diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, o grande problema é que muitos consumidores imaginam que, por não terem feito a solicitação, basta ignorar a proposta e destruir o cartão para encerrar o assunto. O que acontece em muitos casos é que, posteriormente, surgem cobranças relativas a esses cartões de crédito não solicitados.

Para esses casos, o Procomun orienta o consumidor a inutilizar o cartão, caso não esteja interessado, e informar à administradora que não está interessado no oferecimento. Este comunicado deve ser feito por carta com aviso de recebimento.

O Procomun alerta, também, se o consumidor aceitar o cartão poderá exigir que a empresa não cobre anuidade pelo serviço. De acordo com o CDC produtos ou serviços oferecidos sem solicitação são considerados amostra grátis, ficando para o consumidor a obrigação de pagar só as compras feitas no cartão. Mais informações: 3327-3239.

Fonte: Secom/Maceió

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