Brasil e China assinam quatro acordos para reforçar aliança

China e Brasil assinaram hoje, durante a visita do vice-presidente José Alencar a Pequim, quatro acordos que reforçarão a colaboração bilateral nos setores agrícola, de telecomunicações, financeiro e cultural.

Uma carta de intenções entre o Ministério de Agricultura do Brasil e a Administração chinesa Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, na sigla em inglês) estabelece as bases para a negociação de um protocolo para importação e exportação de carne de porco não-processada.

Foi assinado também um pré-acordo para promover a cooperação em informação, telecomunicação e informática, e outro que cria um mecanismo de diálogo sobre questões financeiras entre o Ministério de Finanças chinês e o da Fazenda brasileiro.

No âmbito cultural, um programa acertado hoje definirá a pauta para a cooperação cultural e educacional entre 2006 e 2008, embora os detalhes não tenham sido divulgados.

O vice-presidente José Alencar e seu colega chinês, Zeng Qinghong, assinaram os documentos no Grande Palácio do Povo após uma reunião bilateral entre os dois líderes.

”Estou convencido de que, com sua visita, poderemos promover o desenvolvimento da aliança estratégica entre nossos países de forma constante, consistente e saudável”, declarou Zeng ao receber Alencar em Pequim.

Já o vice-presidente se disse "fascinado" com o desenvolvimento da China, país que visitou há uma década como empresário, e elogiou a iniciativa e o empenho da nação chinesa.

Pela manhã, Alencar manifestou sua expectativa de que o Brasil conheça melhor o exemplo dado pela China e realize os ajustes internos necessários para poder decolar, como a melhoria de infra-estruturas e a simplificação do sistema tributário, para atrair mais investimento.

É preciso acabar com "os fatores que perturbam o desenvolvimento econômico nacional", disse o vice-presidente, segundo assessores próximos. Alencar, que passeou hoje pela Cidade Proibida, visitou também uma escola modelo para conhecer a situação educacional na China e fez uma doação de livros sobre o Brasil escritos em mandarim.

José Alencar se reuniu com o presidente da Assembléia Nacional Popular chinesa (poder legislativo), Wu Bangguo, para instalar a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível criada em 2004, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China.

A Comissão, que se reunirá amanhã pela primeira vez, é um fórum para estimular as relações entre os dois países que, também em 2004, firmaram uma "aliança estratégica".

Na agenda bilateral, há questões econômicas como as desavenças sobre o preço do minério de ferro entre o Governo chinês e a Companhia Vale do Rio Doce, além da manutenção dos acordos assinados por Lula em matéria de turismo, soja e carne.

”O presidente veio há pouco tempo. Há coisas que precisam de tempo para amadurecer”, disse Alencar.

Fonte: JB Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos