Governo avaliará possibilidade de reativar presídio Santa Fé

O antigo presídio Santa Fé, localizado na entrada do município de União dos Palmares, será avaliado pelo Governo como uma alternativa para a construção da Casa de Custódia provisória. A proposta surgiu nesta tarde, em uma reunião com os moradores do Pontal da Barra, no Palácio dos Palmares.

A reunião foi marcada para tentar acordos em relação aos constantes protestos dos moradores e artesãos da região, que têm o apoio dos funcionários do Detran. Os argumentos apresentados são de que uma Casa de Custódia, mesmo provisória, diminuiria o número de turistas – já pequeno – na região, além de ser arriscado para os funcionários do Detran, que continuariam trabalhando na área abaixo do cadeião.

Como uma das propostas, os moradores do Pontal lançaram a reativação do presídio Santa Fé, que se tornou uma escola de formação da Polícia Militar e poderia ser reformada mais rapidamente que o Detran. “Tecnicamente seria um lugar ideal, mas temos que estudar essa possibilidade”, disse o secretario-geral Rogério Pinheiro, que ficou de encaminhar a alternativa ao governador Luis Abílio.

A decisão sairá na próxima semana, dia 20, quando está marcada outra reunião com os moradores, artesãos e os funcionários do Detran. Até lá, ficou decidido que haverá trégua, sem protestos e sem o reinício das obras, que foram embargadas ontem.

Turistas

Os moradores do Pontal aproveitaram a reunião para reclamar da falta de investimentos do turismo no bairro, que enfrenta dificuldades. “Há semana que não vendo uma blusa de filé para turistas. Só tenho vendido a clientes antigos. Isso só com essa possibilidade da instalação do cadeião”, disse Maria Lígia, presidente da Associação dos Artesãos.

Já a presidente da Associação dos Moradores do bairro, Valéria Viana, ainda disse que em um caso de rebelião ou outro incidente, os turistas deixariam o bairro, que já vem sofrendo com a exclusão na montagem do roteiro.

“Os turistas passam apenas 20 minutos no Pontal. As agências não dão abertura para que os turistas venham para o local”, disse Maria Lígia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos